“Tem que mudar a mentalidade que preto parado é suspeito e correndo é culpado, isso tem que mudar.” Com essa fala na edição desta quinta-feira (22) no Jornal Hoje, a jornalista Maju Coutinho, da Rede Globo, foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter.
Maju comentava uma reportagem que mostrou o caso de um jovem de 26 anos que ficou preso por quase três anos sem ter cometido nenhum crime. Lucas Moreira de Souza foi preso em 20 de dezembro de 2017, enquanto empinava pipa perto da casa da tia, em Ceilândia, cidade satélite de Brasília.
Na ocasião, ele foi acusado de cometer roubo qualificado e tentativa de latrocínio. Chegou a ser condenado a 67 anos de prisão por um dos crimes dos quais foi erroneamente acusado. Houve reconhecimento por parte das vítimas de que ele seria o autor. No entanto, o verdadeiro criminoso seria manco, na descrição da maioria das vítimas, característica que Lucas não tem.
O comentário de Maju foi elogiado por internautas. “Maju Coutinho mandou a real sobre a forma como o ‘sistema de segurança’ do país atua na abordagem de poessoas”, escreveu Rafinha Gomes. “O ano é 2020 mas a gente ainda tem de falar o óbvio”, anotou Thiago Almeida, reproduzindo o momento da fala da jornalista.
Veja o comentário: