Neste dia 1º inicia-se, como em todos os anos, a campanha do Outubro Rosa, iniciativa criada em 1997 nos Estados Unidos para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama que ganhou o mundo.
Para marcar a data, a jornalista Alice Bastos Neves, apresentadora do Globo Esporte, da RBS (filiada da TV Globo no Rio Grande do Sul), comandou a edição desta segunda-feira (1) sem a peruca que vinha usando desde que precisou raspar o cabelo por conta dos efeitos do tratamento do câncer de mama, que ela enfrenta desde fevereiro.
Alice está na fase final do tratamento e seus cabelos já estão voltando a crescer. Ela estreou no programa a série especial 'Vitórias' que, de acordo com a emissora, tem por objetivo mostrar a luta das mulheres que "encontraram no esporte alguns exemplos e ajuda para encarar o tratamento para o câncer de mama com coragem e esperança, além de compartilhar as experiências da própria jornalista".
"A decisão por passar a apresentar o programa sem a peruca passa por todas as trocas que tive nesse processo. Foi um pedido de muita gente nas redes sociais, inclusive. Acredito que, quando me coloco na TV assim, posso incentivar outras mulheres a se sentirem mais confiantes consigo mesmas e mais fortes para encarar o tratamento e chegar à cura", disse a apresentadora.
Em fevereiro deste ano, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde, fez um estudo que estima 66.280 casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres de todo o mundo. Em 2018, foram, mundialmente, 2,1 milhões de casos novos, 11,6% de todos os cânceres estimados.