Escrito en
MÍDIA
el
"Olá! Tudo bem?" O bordão, com entonação inconfundível, que acompanhou o jornalista Paulo Henrique Amorim por quase seis décadas se calou na madrugada desta quarta-feira (10), um dia fatídico, em que o ataque da política neoliberal de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes - tão criticada por ele em seu Conversa Afiada - pode chegar às aposentadorias dos brasileiros.
Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo
Aos 77 anos, Paulo Henrique Amorim se formou em Sociologia e Política e iniciou a carreira jornalística em 1961 no jornal A Noite, no Rio de Janeiro.
PHA, como era conhecido, passou por praticamente todos os grandes grupos de comunicação do País, tornando-se a partir de 2006 um crítico ferrenho do jornalismo praticado pelos grandes meios de comunicação ao lançar o blog Conversa Afiada e cunhar, tempos depois, a sigla PIG, para referir-se ao Partido da Imprensa Golpista.
Paulo Henrique ganhou protagonisto ao passar pela extinta TV Manchete e pela Globo, com forte atuação como correspondente das emissoras em Nova York, nos Estados Unidos.
Em 1996, deixou a Globo pela Rede Bandeirantes, onde passou a apresentar o telejornal Jornal da Band e o programa político Fogo Cruzado, que por adotar postura independente, já produziu desentendimentos com diversos políticos ao vivo.
Em 2003, foi contratado pela Rede Record, onde apresentou o telejornal noturno Jornal da Record 2ª Edição (extinto em 5 de janeiro de 2007) e o Edição de Notícias. Em fevereiro de 2006, passou a apresentar o programa Domingo Espetacular, principal atração jornalística da TV do bispo Edir Macedo, mas foi afastado no dia 23 de junho, pelas críticas conduzidas a Jair Bolsonaro em seu blog.
Conversa afiada
Criado em 2006 no portal iG, o site Conversa Afiada foi o grande passo de Paulo Henrique Amorim no jornalismo independente. Demitido do iG - que era patrocinado pelo banqueiro Daniel Dantas - em 2008, após críticas ao suspeito processo de fusão da Brasil Telecom e a Oi, PHA relançou o Conversa Afiada em plataforma independente no mesmo dia.
Em sua última publicação, nesta terça-feira (9), o jornalista divulgou a reportagem do site The Intercept com o áudio atribuído ao procurador Deltan Dallagnol comemorando a decisão judicial que impediu o ex-presidente Lula de dar entrevista durante as eleições 2018.
Na postagem, PHA diz que é "a voz de Dalainho", chamando o procurador de "hipócrita".