André Rizek, do Sportv, critica jornais do Rio por cobertura parcial em favor do Flamengo

“É ultrajante a diferença no tratamento dispensado aos dois clubes, em situações muito parecidas”, postou o jornalista

Foto: Reprodução/Sportv
Escrito en MÍDIA el
O jornalista André Rizek, do Sportv, canal a cabo da Rede Globo, usou o Twitter para protestar contra a diferença de tratamento que os jornais do Rio de Janeiro adotam na cobertura dos times do estado. Ele comentou que o programa Redação Sportv, comandado por Marcelo Barreto, traçou um paralelo entre a forma como a imprensa tratou o vice do Flamengo e o vice do Vasco, em 1988, ambos no Mundial de Clubes. O gancho foi a derrota do Flamengo para o Liverpool, por 1 a 0, neste sábado (21), na decisão do Mundial de Clubes. A imprensa carioca não se cansou de elogiar a atuação do time brasileiro. “Redação Sportv está mostrando como os jornais do Rio retrataram o vice do Vasco em 1998 (depois de grande atuação na derrota para o Real) e como retratam o vice do Fla, agora. É ultrajante a diferença no tratamento dispensado aos dois clubes, em situações muito parecidas”, postou Rizek. A capa do caderno de Esportes do Extra deste domingo (22) diz: "Orgulho do tamanho do mundo", em referência ao Flamengo. Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui. Em seguida, ele mostrou a capa do jornal Extra, com a manchete “Flamengo em festa com o vice do Vasco”, um dia depois de o Vasco ter perdido a final do Mundial de Clubes para o Real Madrid, da Espanha, por 2 a 1, em Tóquio, em 1988. “Esta foi uma das capas para ‘celebrar’ a atuação do Vasco contra o Real Madrid, em 1988. Enxerga o mundo com lente rubro-negra. Se o Vasco perde, a notícia é o flamenguista estar feliz...”, acrescentou Rizek.

"Eu se fosse editor na época não daria uma manchete como esta", disse o jornalista Aydano André Motta, um dos participantes do Redação Sportv. Ele afirmou que escolheria enaltecer a grande atuação que o Vasco teve, apesar da derrota.

Agenda positiva

Muitos internautas concordaram e mostraram outras capas de jornais para corroborar a tese. Um deles postou a capa de O Globo de 2013, com a manchete “Botafogo levanta um estadual esvaziado”. “A ‘agenda positiva’ para o Flamengo visando somente a audiência e repercussão, não é de hoje. Vide capa do jornal O Globo de 2013 a respeito do título estadual do Botafogo com Seedorf”, tuitou. [caption id="attachment_200116" align="alignnone" width="550"] Foto: Reprodução/Sportv[/caption]