Escrito en
MÍDIA
el
A Revista Fórum abriu nesta terça-feira (22) uma vaquinha virtual que visa arrecadar fundos para um projeto especial sobre as praias do Nordeste. O dinheiro será destinado para a realização de uma reportagem exclusiva e investigativa sobre os detalhes deste que é o maior desastre ambiental da história no litoral brasileiro em termos de extensão. Para apoiar o projeto, basta acessar este link.
O litoral da região sofre desde o início setembro com vazamento de petróleo, comprometendo mais de 200 praias e seus ecossistemas. Portanto, através da reportagem da Fórum, será possível revelar quais são os reais impactos desta tragédia no meio ambiente, na vida das pessoas e na economia das regiões afetadas.
A meta da Fórum é chegar em pelo menos R$13 mil, valor que possibilita a realização do projeto que vai entregar um conteúdo exclusivo, especial e com um olhar único sobre essa enorme tragédia. No entanto, se a vaquinha alcançar os R$ 20 mil, será possível realizar um mini documentário sobre a tragédia, além da reportagem especial.
Principais vítimas
Quem depende do mar como meio de vida têm sido as principais vítimas dessa tragédia ambiental: pescadores, marisqueiras, donos de quiosques, vendedores ambulantes. A proposta de pauta deste projeto especial é dar voz a estes personagens e mostrar os prejuízos que o maior desastre ecológico em extensão da história do Brasil tem causado.
Para viabilizar o tema, a Fórum também irá contatar associações e colônias de pescadores das praias de Pernambuco (ou, a depender de uma possível ampliação da reportagem - de Estados vizinhos, como Alagoas e Paraíba), de vendedores ambulantes e de pescado nas praias da região.
Quem realiza
O responsável pela reportagem especial será Wilfred Gadêlha, jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Gadêlha atuou como repórter e editor de periódicos como Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio, cobriu assuntos como o terremoto do Haiti, a visita do papa Bento XVI ao Brasil, cúpulas Brasil-União Europeia e esteve nos Estados Unidos a convite do Departamento de Estado, além de publicar textos em IstoÉ, O Estado de S. Paulo e O Globo.
Ainda, é autor do livro "Pesado - Origem e Consolidação do Metal em Pernambuco", que já está em sua segunda edição. Também escreveu o argumento e o roteiro e conduziu as entrevistas do documentário "Pesado - Que Som É Esse Que Vem de Pernambuco?".