Escrito en
MÍDIA
el
Segundo a jornalista, Gentili se diz vítima de censura, mas enviou para ela interpelação judicial por “crime contra a honra” por um mísero tweet na rede social em 2015
Reprodução do blog Socialista Morena Foto: Gabriel Cardoso / SBT (fotos públicas)
O apresentador e pseudohumorista Danilo Gentili está de mimimi por ter sido condenado pela Justiça do Rio Grande do Sul a apagar de suas redes sociais o vídeo ofensivo que fez contra a deputada federal Maria do Rosario (PT-RS). Segundo ele, Rosario tenta “censurá-lo” porque o notificou extrajudicialmente para que não citasse mais notícias falsas sobre a filha da deputada, menor de idade. Gentili aparece no vídeo rasgando a notificação, enfiando dentro da cueca e dizendo que vai mandar de volta para Rosario. A Justiça entendeu que o vídeo é “misógino” e ordenou a retirada do ar sob pena de multa de 500 reais por dia.
É curioso que Gentili se diga “vítima de censura” quando, em 2015, enviou para a autora deste blog, Cynara Menezes, uma interpelação judicial por “crime contra a honra” em virtude de um mísero tweet no perfil da jornalista na rede social.
Dizia o Tweet:
danilo gentili do direito: na PUC-RS, professor diz "as leis são como as mulheres, foram feitas para serem violadas" 19: 51 - 23 Apr 2015
Cynara ironizava o fato de um professor da PUC-RS ter feito uma “piadinha” extremamente machista, bem no estilo “politicamente incorreto” que Danilo e seus seguidores tanto prezam. Um exemplo deste tipo de comportamento é o tweet, posteriormente apagado por ele, onde o “humorista” do SBT ensina como se aproveitar de mulheres bêbadas.
Quer dizer que a liberdade de expressão só vale para a direita? Danilo Gentili pode falar o que quiser, mas ninguém pode pensar o que quiser sobre ele? Quem é o verdadeiro censurador? Perguntem a ele.
Na resposta à notificação, a jornalista Cynara Menezes disse que “a intenção do tweet foi meramente sarcástica, com um profissional de mídia e ‘humor’ que prima, como foi fartamente demonstrado, pela incorreção política. É espantoso que uma tentativa de intimidação e censura parta de um apresentador tão cioso da liberdade de expressão”.
Cynara lembrou que a implicância de Gentili com ela teve início quando publicou um texto crítico ao seu colega de palco, o roqueiro Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor, até hoje um dos mais lidos do blog Socialista Morena. Gentili fez questão de divulgar nas redes sociais um texto atacando a jornalista e, desde então, Cynara é insultada pelos seguidores do “humorista”.
Ela também lembrou que, em maio de 2015, dois meses antes de entrar na Justiça para “pedir explicações” pelo tweet, uma produtora de Danilo Gentili entrou em contato com a jornalista para convidá-la, em nome dele, a participar de um novo programa que Gentili estava preparando para a internet, como debatedora. Cynara recusou e postou nas redes sociais a razão da recusa, e o imbróglio acabou virando notícia em um portal.