Neste sábado (21), muitas regiões do Brasil receberam o aviso: "Alerta laranja - queda de temperatura", emitido pelas defesas civis estaduais ou mesmo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mas o que exatamente isso quer dizer? E como se preparar para o frio intenso?
O alerta laranja faz parte do sistema de avisos meteorológicos do Inmet, que utiliza uma escala de cores para indicar o nível de perigo associado a fenômenos climáticos.
A cor laranja representa perigo, um nível intermediário entre o alerta amarelo (perigo potencial) e o vermelho (grande perigo).
Quando o Inmet emite um alerta laranja por queda de temperatura, significa que está prevista uma diminuição acentuada nas temperaturas, geralmente de mais de 5°C em um intervalo de 24 horas.
Essa mudança brusca pode impactar a saúde da população, especialmente idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias, além de afetar atividades agrícolas e causar prejuízos no setor rural.
O aviso geralmente vem acompanhado de orientações, como:
- Agasalhe-se bem, especialmente ao sair de casa.
- Evite mudanças bruscas de temperatura.
- Proteja animais domésticos e criações rurais.
- Atenção com aquecedores elétricos ou a gás, para evitar acidentes.
Alerta do Inmet - perigo amarelo
O Inmet anunciou diversos alertas para a queda de temperatura ao redor do país. Em Santa Catarina, Rio Grande do Sul foram emitidos alertas laranjas para queda de temperatura, fortes ventos costeiros, além de chuva intensa e geada.
Mais de 1000 cidades brasileiras nos estados de Acre, Amazonas, Rondônia, Matogrosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo terão queda de temperatura brusca a partir da próxima madrugada de terça-feira (24). Uma frente fria deve marcar de maneira intensa o início do inverno de 2025, o que levou o instituto a emitir um alerta amarelo para estas regiões.
Para saber com precisão se o seu município está sob risco, vale conferir o site oficial do Inmet (inmet.gov.br) ou pelo aplicativo do órgão, que disponibiliza notificações em tempo real.
Diante da previsão de frio intenso, é importante que a população se mantenha informada e siga as recomendações dos órgãos oficiais para garantir segurança e bem-estar.