Embrapa envia sementes de batata doce e grão de bico ao espaço com Katy Perry; entenda

Estudo investiga o cultivo de plantas no espaço para criar variedades mais nutritivas e adaptadas a ambientes extremos

Créditos: Reprodução/Instagram Embrapa
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

Na última segunda-feira (14), a missão espacial NS-31 com tripulação totalmente de mulheres, entre elas a cantora norte-americana e intérprete de hits como "Dark Horse" e "Fireworks', Katy Perry, decolou levando junto sementes brasileiras desenvolvidas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Com duração em cerca de 11 minutos, o voo promovido pela Blue Origin — empresa aeroespacial do bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon — também transportou mudas de batata-doce e sementes de grão-de-bico criadas por cientistas do Brasil. 

O experimento busca estudar o comportamento dessas espécies em condições espaciais, com o objetivo de desenvolver cultivares mais nutritivos, resistentes e adaptados a ambientes com baixa gravidade e alta radiação. Os materiais serão analisados após o retorno à Terra.

LEIA TAMBÉM: Blue Origin: além de Katy Perry, outras celebridades foram para o espaço com empresa de Bezos 

A ação integra a Rede Space Farming Brazil, uma parceria entre a Embrapa e a Agência Espacial Brasileira (AEB), que reúne 56 pesquisadores de 22 instituições. O grupo investiga formas de produção de alimentos no espaço, com foco em missões de longa duração.

A participação brasileira ocorreu por meio de convite da Winston-Salem State University (WSSU), dos Estados Unidos. As variedades escolhidas foram as batatas-doces Beauregard e Covington, e o grão-de-bico BRS Aleppo, desenvolvido pela Embrapa.

Essas espécies foram selecionadas por suas qualidades agronômicas e nutricionais, além da capacidade de adaptação, crescimento rápido e baixo consumo de insumos — características ideais para cultivos em ambientes extremos.

Nas redes sociais, o então ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), comemorou o feito: "Agricultura Familiar ganha o universo! A Embrapa enviou dois grandes produtos da agricultura familiar para um experimento no espaço junto com a cantora Katy Perry. Por serem produtos com grande capacidade de adaptação e excelente valor nutricional, a batata-doce e o grão-de-bico foram selecionados para essa pesquisa sobre produção em ambiente com alta radiação e baixa gravidade. Parabéns a Embrapa, grande referência mundial, por mais esse avanço nas pesquisas."

 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar