PRESERVAÇÃO

SP Ocean Week 2024 debate conservação marinha e economia azul

O evento vai ocorrer no Memorial da América Latina e vai reunir mais de 60 convidados e instituições que atuam na preservação dos oceanos

SP Ocean Week 2024 debate conservação marinha e economia azul.Créditos: UFPE
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

O Memorial da América Latina, em São Paulo, será palco do SP Ocean Week 2024 entre os dias 18 e 22 de setembro, em sua quinta edição. O evento contará com palestras e encontros com ONGs e personalidades dedicadas à preservação dos oceanos.

Com entrada gratuita, a SP Ocean Week também oferece uma variedade de atividades, incluindo uma mostra de cinema, exposição de maquetes de barcos, mergulho em um contêiner com 35 mil litros d'água, além de shows de Lenine e do duo Benziê. O evento também promoverá uma roda de negócios entre startups e investidores.

O festival, que celebra a cultura oceânica e defende a sustentabilidade, ocupará diversos espaços do Memorial e contará com mais de 20 painéis de atividades, totalmente gratuitos, reunindo mais de 60 palestrantes e 28 institutos de pesquisa e ONGs de conservação marinha.

A abertura do evento, na quarta-feira (18) às 9h, será celebrada em grande estilo à noite, a partir das 19h30, com um talk show no auditório Simon Bolivar. O bate-papo de duas horas trará quatro convidados especiais: a documentarista e mergulhadora Karina Oliani, a bióloga Tatiana Neves, o economista e velejador Vilfredo Schurmann, e o oceanógrafo Alexander Turra, cofundador da SP Ocean Week ao lado do jornalista e arquiteto Alfredo Nastari.

Além das rodas de conversa, o evento de abertura contará com apresentações musicais de Lenine e do duo Benziê. A programação será transmitida ao vivo pela internet e exibida posteriormente pela TV Cultura, coprodutora do talk show, com o apoio de patrocinadores como Repsol, Instituto Aegea, Ecorodovias, Wilson Sons, Sebrae e Odontoprev.

Durante os cinco dias de festival, o público poderá explorar o Cais do Porto, um espaço expositivo com mais de 2 mil m², onde ONGs e institutos de pesquisa apresentarão suas iniciativas de conservação marinha. Instituições como Aoceano, Projeto Coral Vivo, Projeto Albatroz e Sea Shepherd Brasil estarão presentes.

Nastari, diretor executivo do evento, prevê que o público da SP Ocean Week 2024 dobrará, com a expectativa de 15 mil visitantes. Entre as novidades, o "Batismo de Mergulho" promete uma experiência imersiva, enquanto os painéis "Ideias Azuis" focarão na economia azul e nas ações do Oceans 20 propostas ao G20.

No Palco Mar Aberto, de 10h às 18h, o evento abrirá espaço para apresentações artísticas, contação de histórias, performances, oficinas e lançamentos de livros e filmes, com atividades variando entre 30 e 60 minutos. As inscrições para participar estão abertas até 15 de agosto.

Nos dias 21 e 22 de setembro, o painel "Gente do Mar" reunirá personalidades ligadas à cultura oceânica, como Amyr Klink, David Schurmann, Rico de Souza, e outros expoentes dos esportes náuticos e cultura caiçara. O jornalista Ernesto Paglia conduzirá uma conversa com Amyr Klink sobre as expedições apresentadas na série documental "3X Ártico – O Alerta do Gelo".

 

SERVIÇO


SP Ocean Week 2024
De 18 a 22 de setembro de 2024
Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo.
Para conferir a programação completa do festival, clique aqui