De Baku, Azerbaijão -- O vice-presidente Geraldo Alckmin prometeu hoje ao planeta que o Brasil será o grande líder da transição energética.
Ele participou da inauguração do estande do Consórcio Interestadual da Amazônia Brasileira ao lado dos governadores do Pará, Helder Barbalho, e do Amapá, Clélio Luis.
Te podría interesar
"Monetizar a floresta"
Alckmin falou da necessidade de "monetizar" a floresta tropical através da aprovação do mercado de créditos de carbono, que está em análise no Senado brasileiro.
O PL182/2024 cria os mercado de crédito de carbono divididos em dois setores. De acordo com a Agência Senado:
O regulado e o voluntário. O primeiro envolve iniciativas do poder público e observa regras estabelecidas no Protocolo de Kyoto, assinado na COP 3, em 1997, que previu pela primeira vez os créditos de carbono. Já o segundo se refere à iniciativa privada, mais flexível e sem uma padronização imposta.
O mercado promete a poluidores que "comprem créditos" para mitigar suas emissões em outras regiões, o que envolve governos e iniciativa privada.
"O Brasil tem compromisso com o desmatamento zero", disse Alckmin, lembrando que em 21 meses o governo Lula reduziu em 45,7% o desmatamento:
400 milhões de toneladas de CO2 equivalente deixaram de ser emitidas. Uma Argentina inteira que o Brasil poupou
Alckmin destacou a existência dos Fundos do Clima e da Amazônia.
Este último para ajudar municípios e comunidades indígenas a mitigar impactos da emergência climática a fundo perdido.
O do Clima, composto por R$ 32 bilhões com juros baixos, voltado à recuperação de áreas degradadas da floresta na Amazônia.
O vice-presidente lembrou que o Brasil é exemplo para o mundo ao acrescentar 27% de etanol à gasolina, porcentagem que pode chegar no médio prazo a 35%.
Ele detonou o governo Bolsonaro, sem citar o ex-presidente:
Oitenta e cinco por cento da nossa frota é flex. Quem tem bio no diesel? Brasil. Lamentavelmente no governo anterior eram 13% o bio no diesel, baixou para 10%, aumentando a importação de diesel dos Estados Unidos e fechando as fábricas de bio que produziam com soja, mamona, girassol, dendê. O presidente Lula passou de 10% para 12%, no ano passado fomos a 14% e no ano que vem será 15%.
Querosene de aviação
O vice-presidente também disse que o Brasil será líder na troca do querosene da aviação pelo SAF (combustível de aviação sustentável).
Quem pode produzir isso? Brasil, Índia e Estados Unidos. O Brasil deve ser o grande líder do SAF através do etanol ou do bio, que pode ser óleo vegetal ou gordura animal. A [empresa aérea] Virgin Atlantic já fez o primeiro vôo usando 100% SAF entre Londres e Nova York
Na COP29, marcada por críticas a países petroleiros, denúncias contra o governo do Azerbaijão, falta de compromisso com o financiamento do combate à emergência climática e ausência de um grande número de chefes de Estado e de governo, Alckmin tentou vender a ideia de que restou ao Brasil conduzir o processo:
A COP30 em Belém está no lugar certíssimo. Ela vai ser histórica. Ela não vai ser apenas a maior, mas estar dentro de onde precisa estar, que é junto da natureza. Meu saudoso pai dizia que o contato com a natureza aproxima o homem de Deus. É do Milton Nascimento: o artista deve estar onde o povo está. A COP tem de ser da floresta, indígena e da preservação.