MISSISSIPPI

Mudança climática: tornados e tempestades matam 23 pessoas nos EUA em uma noite

Duas cidades de maioria negra "desapareceram" depois de tempestades durante madrugada

Destruição completa nas cidades afetou comunidade negra do delta do MississipiCréditos: Reprodução/Twitter
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

23 pessoas morreram no estado do Mississíppi, EUA, após um tornado atingir o chão em meio a fortes tempestades que ocorreram na noite desta sexta-feira (24).

O tornado atingiu as cidades de Silver City e Rolling Fork, que ficam às margens do Rio Mississíppi. Os municípios tinham menos de 2 mil habitantes cada.

Segundo moradores, a cidade de Rolling Fork foi "destruída". A região, que tinha cerca de 78% da população composta por pessoas negras, também sofre com graves problemas infraestruturais.

"É uma devastação quase completa", disse Royce Steed, gerente de emergência do condado de Humphreys, onde fica o município de Silver City. "Esta pequena cidade velha... está mais ou menos apagada do mapa."

Alabama, Mississíppi e Ohio tem grande parte de sua estrutura elétrica abalada e estão sem energia há horas. Kentucky e Indiana também passam por problemas similares por conta das tempestades de ontem.

As imagens da devastação são chocantes:

 

O presidente Joe Biden afirmou que irá enviar apoio do governo federal ao local. "As imagens do Mississíppi são de partir o coração", disse ele em um comunicado. "Faremos tudo o que pudermos para ajudar. Estaremos lá o tempo que for preciso", completou.

O chefe de estado também afirmou que irá mobilizar a FEMA, agência de desastres humanitários, para agir na região do delta do Mississíppi.