PRESENÇA CONFIRMADA

Recife participará da Conferência da Água das Nações Unidas

A vice-prefeita, Isabella de Roldão, representará a capital pernambucana no evento em Nova York, que debaterá clima, energia, meio ambiente e sustentabilidade

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.Créditos: @carolbezerrafoto
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

A prefeitura do Recife (PE) tem presença confirmada na Conferência da Água das Nações Unidas de 2023, que será realizada em Nova York (EUA), entre os dias 22 e 24 de março. A vice-prefeita, Isabella de Roldão, será a representante da capital pernambucana.

Coordenadora das Relações Internacionais da prefeitura, Isabella integrará a comitiva oficial do Itamaraty.

Convidada pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade -, a vice-prefeita participará como painelista de duas mesas durante a Conferência: The Knowledge-Policy-Practice nexus between COP 27, COP 15, the Convention on Wetlands and its Wetland City Accreditation Scheme and Water - Connecting Critical Agendas to Accelerate the achievement of SDG's 6 & 11 e The Economics of Water: transforming governance to secure a sustainable, just and properous future.

Embaixadora para a América do Sul da Cities Climate Finance Leadership Alliance, coalizão global de entidades dedicadas à sustentabilidade e ao enfrentamento à crise climática, Isabella terá a oportunidade de debater sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) na Conferência de Nova York.

“A responsabilidade de representar o Recife e o Brasil em uma Conferência tão importante é gigantesca. Na prefeitura, trabalhamos integrando todos os ODS's. O ODS 6, que versa sobre a questão da água, é um tema prioritário da nossa gestão por impactar diretamente na vida da população recifense. Temos exemplos práticos na cidade, como o projeto em execução do Parque Capibaribe e o Jardins Filtrantes, que será lançado ainda este mês e que tem o objetivo de ajudar na despoluição do nosso principal rio”, afirmou.

“No Recife, também temos um Acordo de Cooperação com a DRR, consultoria ligada ao governo holandês, que é especialista na gestão da água. Eles irão revisar nossos planos de ação para o combate aos deslizamentos e enchentes, que são cada vez mais potencializados devido aos efeitos da mudança do clima. Enfim, queremos apresentar nossa cidade, nossas potencialidades e, com isso, atrair novas parcerias”, acrescentou Isabella.

Evento será dividido em cinco temas

A Conferência da Água das Nações Unidas de 2023 será dividida em cinco temas principais para os Diálogos Criativos: Água para Saúde; Água para o Desenvolvimento; Água para o Clima, Resiliência e Meio Ambiente; Água para a Cooperação; e Água na Década para a Ação.

A vice-prefeita também participará de uma série de encontros durante a estadia nos EUA. Isabella terá, por exemplo, reunião com a cônsul geral do Brasil em Nova York, Maria Nazareth Farani Azevedo. Na ocasião, ainda conhecerá o Espaço da Mulher Brasileira, que fica no Consulado, uma iniciativa contra a violência doméstica, que oferece suporte às mulheres brasileiras imigrantes vítimas de violência. O Espaço é o terceiro do tipo no mundo.