Um trem que carregava vagões cheios de produtos químicos perigosos descarrilou e está provocando pânico entre os moradores da cidade de East Palestine, no estado de Ohio, nos Estados Unidos. O pavor tem aumentado em consequência de postagens alarmantes nas redes sociais.
O acidente ocorreu no início de fevereiro, mas a preocupação vem aumentando a partir da divulgação de imagens de vagões em chamas, lançando uma intensa e tóxica fumaça escura.
Milhares de moradores da cidade foram obrigados a deixar suas casas por causa do perigo de intoxicação. Contudo, já foram autorizados a retornar. Mesmo assim, existem muitas pessoas que não querem voltar em consequência de notícias como o surgimento de peixes mortos na região. As autoridades estadunidenses asseguram que o perigo já passou, de acordo com reportagem de Raphael Veleda, no Metrópoles.
O trem tinha 150 vagões, dos quais 50 saíram do trilho, sendo que 20 desses carregavam produtos perigosos. O acidente causou o vazamento de cloreto de vinila, material que explodiu, pegou fogo e liberou uma enorme coluna de fumaça preta no ar.
O material é altamente inflamável e cancerígeno, que pode ser mortal, causar queimaduras ou, se inalado, sérios danos ao pulmão.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos acompanhou o trabalho e afirmou que o impacto ao meio ambiente foi mínimo, mas que segue monitorando o ar e a água da região, o que é questionado por muitos moradores que não querem voltar para casa com medo de intioxicação.
Autoridades incendeiam a carga tóxica
As autoridades escaladas para controlar o problema optaram por incendiar a carga, o que acabou gerando imagens que estão causando pavor na internet.
Devido a essas imagens e relatos de casos de jornalistas que tentaram registrar o acidente e foram presos, vários perfis nas redes sociais compararam o evento com a tragédia de Chernobil, em 1986, quando o reator de uma usina nuclear localizada a 15 quilômetros da fronteira entre a Ucrânia e a Bielorrússia explodiu, com consequências catastróficas.