LUTA PELA AMAZÔNIA

34 anos da morte de Chico Mendes: Lula relembra discurso inflamado no velório do ambientalista

“Será que essas pessoas são tão burras que imaginam que matando o Chico Mendes, mataram a luta dele?”, questionou Lula na ocasião; Veja vídeo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1988 durante velório de Chico Mendes..34 anos da morte de Chico Mendes: Lula relembra discurso inflamado no velório do ambientalistaCréditos: Reprodução/Twitter@LulaOficial
Escrito en MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE el

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou suas redes sociais nesta quinta-feira (22) para prestar uma homenagem ao ambientalista e representante dos seringueiros de Xapuri, no Acre, Chico Mendes, morto nesta data há exatos 34 anos, na porta de casa com tiros de escopeta. Importante liderança e uma das primeiras vozes amazônicas a ecoar a necessidade da preservação do bioma para todo o mundo, sua morte causou lamentos e comoção dentro e fora do Brasil.

“Em dezembro de 1988, estive no velório de Chico Mendes, em Xapuri. Ao assassinarem o Chico, nessa data, há 34 anos, tentaram apagar sua luta em defesa da Amazônia e dos trabalhadores. Não conseguiram, e hoje suas ideias seguem vivas pelo Brasil e pelo mundo”, escreveu o presidente eleito como uma legenda de um inflamado discurso que proferiu durante o velório do ambientalista.

Chico Mendes acabara de completar 44 anos uma semana antes de ser morto por Darci Alves, que cumpria as ordens do pai, Darly Alves, famoso grileiro de terras na região. Dias antes do assassinato, o Jornal do Brasil se recusou a publicar uma entrevista em que Chico denunciava as ameaças que vinha sofrendo. 30 anos depois, no acender de luzes do governo Bolsonaro, o então ministro do Meio Ambiente – e condenado pela Justiça de São Paulo por favorecimento ao tráfico de madeira – Ricardo Salles insinuou que Chico Mendes não seria uma figura importante.

Será que essas pessoas são tão burras que imaginam que matando o Chico Mendes, mataram a luta dele? Será que esses ricos não têm exemplos na história? Não percebem que é o mesmo grupo de ricos que mandou matar Jesus Cristo há dois mil anos atrás? E o povo não esqueceu as ideias de Jesus Cristo. Será que esses mesmos não estão lembrados que foram eles que mandaram matar Tiradentes, esquartejar e colocar seus restos em um posto para que o povo nunca mais se lembrasse de Tiradentes? 30 anos depois o Brasil conquistou sua independência”, declarou Lula aos presentes no velório de Chico Mendes em 1988, época em que já era um líder sindical reconhecido em todo o país.