DIREITOS

São Paulo recebe Marcha do Orgulho dos Homens Trans

Ativistas se concentrarão na frente do Masp no domingo (30), em evento que reivindica cidadania plena para segmento da população LGBTI ainda com pouca visibilidade

Créditos: Larry Anjos/Divulgação
Escrito en LGBTQIAP+ el

Homens trans e demais pessoas com identidades transmasculinas vão marchar pelo segundo ano consecutivo na Avenida Paulista no próximo domingo (30)

A concentração está marcada para 14h, no vão do Masp, tradicional local de partida de manifestações progressistas e principalmente da Parada do Orgulho LGBTI paulistana, a maior do mundo. A passeata vai até a  Praça Dom José Gaspar, nas proximidades da República, no centro de São Paulo.

Organizada pelo IBRAT (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades) a marcha acontece pelo segundo ano consecutivo e mira no reconhecimento das especificidades e pautas específicas dos homens trans.

Benício Paiva, militante do IBRAT ressalta: “nosso grito de guerra é pelos direitos fundamentais, previstos no artigo quinto da Constituição Federal, que diz que todos têm direito à educação, saúde, trabalho e moradia; vamos reivindicar esses direitos básicos porque até isso nos é tirado”.

O movimento de homens trans pretende alcançar maior visibilidade dentro da sigla LGBTI+. Por ser um segmento organizado  nacionalmente há poucos anos,  ainda há muito desconhecimento sobre o que são as transmasculinidades e as bandeiras de luta específicas dessa população.

Homens trans são pessoas que foram designadas como mulheres, ou seja, nasceram com vagina e características biológicas "femininas" , mas  se identificam e se construíram como pessoas  do  gênero masculino, independente de sua orientação sexual que pode ser hetero, bi ou homossexual.






 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar