PRECONCEITO

Mamãe Falei e coordenadora do MBL são alvos de notícia-crime por LGBTfobia

Amanda Vettorazzo reagiu nas redes sociais, postando tweets transfóbicos reclamando da ação

Arthur do Val, o Mamãe Falei.Créditos: Reprodução
Escrito en LGBTQIAP+ el

Arthur do Val, ex-deputado estadual de São Paulo conhecido como Mamãe Falei, e Amanda Vettorazzo, coordenadora do Movimento Brasil Livre (MBL), tornaram-se alvos de notícia-crime no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) por declarações sobre o ator João Guilherme Ávila, filho do cantor Leonardo.

Em vídeo publicado de maneira conjunta no Instagram dos dois no dia 28 de junho, com a legenda “João Guilherme e o fim da masculinidade!”, a dupla comenta um comercial em que o ator aparece usando um cropped. Amanda insinua que o ator não é “homem de verdade”, que não gosta de “homem meio bicha” e chama o comportamento de ridículo, enquanto Do Val ri e fala da “mãozinha” do filho de Leonardo.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

“O discurso dos Noticiados foi acompanhado da conduta de reagirem a um vídeo do ator João Guilherme, enquanto riam, debochavam, ofendiam e satirizavam as ações, movimentações e atuação do ator, atribuindo-lhe adjetivos pejorativos, reações sarcásticas e claramente homofóbicas”, argumentou o advogado e ativista William Callegaro na representação. Ele explicou que, mesmo que João Guilherme seja heterossexual, o vídeo tem o propósito de “satirizar a figura do homem gay afeminado”, o que configuraria como crime de LGBTfobia.

Transfobia

Nesta segunda-feira (10), Amanda Vettorazzo foi às redes sociais reclamar da ação, postando declarações que podem ser consideradas transfóbicas. Em um tweet ela disse: "A miss holandesa é homem. A melhor jogadora de vôlei  é homem. A melhor lutadora de MMA é homem. A melhor nadadora também é homem. Para nós mulheres, restou o risco de ser PRESA por criticar um look. Parabéns feministas. Vocês venceram. Estão satisfeitas?”.

No domingo (9), ela comentou sobre a vitória de Rikkie Valerie Kollé, uma mulher transgênero, no concurso de Miss Holanda. “A nova miss da Holanda é trans. Cada vez mais, as mulheres vem perdendo seus espaços para homens! Cadê o patriarcado agora?”

Vettorazzo também postou um print do último tweet no Instagram, em publicação conjunta com o perfil oficial do MBL.


Questionada pela Carta Capital sobre o vídeo atacando João Guilherme, ela disse: “A minha concepção é que homem de cropped não me atrai e que homem se veste como homem. Se o homem é gay, não há o menor problema, super apoio. No entanto, é inadmissível que seja tirado de mim, enquanto mulher, o direito de criticar o look”.