DIREITOS CIVIS

Dia Internacional de Combate à homofobia: filmes e séries que abordam as sexualidades LGBTI+

A data faz referência ao dia em que a Organização Mundial da Saúde deixou de considerar a homossexualidade uma doença

Créditos: Divulgação
Escrito en LGBTQIAP+ el

No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do CID-10 e, dessa maneira, ela deixou de ser considerada uma doença. Desde então, tal data foi escolhida como o Dia Internacional Contra a LGBTfobia. 

De lá para cá, se passaram 33 anos e muita coisa mudou, e uma série de direitos civis passaram a ser assegurados às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Em alguns países os direitos civis das LGBTs são garantidos por meio de leis e mudanças constitucionais, já em outros, tais garantias se dão por meio de normas jurídicas, caso do Brasil. 

Em sentido contrário, em algumas nações há sinais de retrocessos com a ascensão da extrema direita e ameaça de revogação de direitos, caso da Itália e Estados Unidos. 

Na Rússia, Egito, Hungria, Irã, Polônia, Hungria e Uganda a homossexualidade é criminalizada com proibição do afeto em espaço público, com prisão e, em alguns casos, com a pena de morte. 

O retrocesso que se observa contrasta com o avanço dos debates sobre as sexualidades LGBT nos espaços acadêmicos e sua massificação na comunicação, tais como no cinema, séries e telenovelas. 

Dessa maneira, selecionamos abaixo filmes e séries que trazem personagens LGBT e que abordam a liberdade, o amor e a LGBTfobia. 


1 - Heartstopper (Netrflix)

2 - Tatuagem (Netflix) 


 

3 - A Morte e Vida de Marsha P. Johnson (Netflix)
 

4 - Moonlight (HBO Max) 
 

5 - Sócrates (Apple TV) 

 


 

6 - Sex Education (Netflix) 

 

8 - Close (Mubi) 

 

9 - Me chame pelo seu nome (Prime Video) 

 


 

10 - Pose (Star Plus) 

 


 

Temas