Natal cria lei que institui políticas de saúde para população LGBTI

"A sanção dessa lei é reflexo da luta da população LGBTI em Natal", celebrou a vereadora Brisa Bracchi (PT), autora da medida

A vereadora Brisa Bracchi na tribuna na data da aprovação da lei na Câmara | Foto: Francisco de Assis/Câmara Municipal de Natal
Escrito en LGBTQIAP+ el

Por iniciativa da Câmara dos Vereadores de Natal, a Prefeitura da capital do RN sancionou a Política Municipal de Sau?de Integral de pessoas LGBTI na última terça-feira (21). No Brasil, essa é a primeira lei do gênero a vir do Legislativo, e não do Executivo.

Segundo o texto, sancionado pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB), a política pública "tem como objetivo principal promover a saúde integral da população, combatendo a discriminação e o preconceito institucional e contribuindo para a redução das iniquidades e para a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equânime, no âmbito do Município do Natal".

A qualificação de informações sobre dados em saúde da população LGBTI, o acesso ao protocolo transexualizador, e a redução de danos à saúde das LGBTI estão entre as metas da proposta. Estão previstas ações educativas em vários âmbitos.

O projeto aprovado na Câmara é de autoria da vereadora Brisa Bracchi (PT), que construiu a proposta com mais de 40 especialistas, movimentos sociais e profissionais de saúde do município e do estado.

"A sanção dessa lei é reflexo da luta da população LGBTI em Natal e do que foi o processo da construção desse texto. Tudo foi feito junto aos movimentos sociais, pesquisadoras, especialistas e trabalhadores da saúde", celebrou Bracchi.

"É uma iniciativa legislativa inédita em âmbito nacional, tendo em vista que as outras Políticas são decretos ou protocolos de secretarias, e também contém o que há de mais recente nos debates da luta e da saúde LGBTI", completou.

Confira aqui a lei nº 7.208, da Política Municipal de Sau?de Integral LGBTI

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar