Laerte vai entregar doação de processo de Reinaldo Azevedo no domingo

O valor de R$ 100 mil será entregue para a Associação Mães Pela Diversidade em evento público onde será discutido o papel da Justiça contra a LGBTfobia

Foto: Divulgação
Escrito en LGBTQIAP+ el

A cartunista Laerte Coutinho vai entregar neste domingo (16), às 16h, a indenização que recebeu pelo processo que moveu contra o jornalista Reinaldo Azevedo, que utilizou insultos transfóbicos para criticar uma tirinha da artista, para a Associação Mães Pela Diversidade.

O ato da doação será feito por meio evento público, onde a cartunista Laerte, as mães pela diversidade, o advogado Paulo Iotti, que representou a cartunista na ação, e ativista Márcia Rocha vão discutir o papel da Justiça na luta contra a LGBTfobia.

https://twitter.com/LaerteCoutinho1/status/1393203875834957825

Laerte vence ação contra Reinaldo Azevedo

O jornalista Reinaldo Azevedo, a Editora Abril e a Rádio Jovem Pan foram condenados a indenizar a cartunista Laerte Coutinho no valor de R$ 100 mil. Em 2016, o jornalista, que à época trabalhava na revista Veja e na rádio Jovem Pan, chamou a cartunista de “baranga moral”, ao criticar o posicionamento de Laerte contra o golpe ao qual a presidenta Dilma estava sendo vítima.

Segundo a decisão do juiz Sang Duk Kim, da 7ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, a intenção do jornalista foi de ridicularizar Laerte, atingindo sua honra e imagem.

Na ação movida por Laerte, o advogado Paulo Iotti, que representou a cartunista em conjunto com as advogadas Márcia Rocha e Ana Carolina Borges, argumentou que a liberdade de expressão tem os seus limites e que o jornalista extrapolou a crítica à charge de Laerte e partiu para ataques morais e sobre a sua sexualidade. Ele ainda se referiu à cartunista como “baranga na vida”, “baranga moral”, “falsa senhora”, “homem-mulher”, “fraude de gênero”, “fraude moral” e “farsante”.