Conheça filmes e séries com tramas e personagens trans

No cinema e na televisão, inúmeras obras têm abordado tramas LGBT com destaque para a vida das travestis e transexuais

Foto: divulgação
Escrito en LGBTQIAP+ el

Hoje (29) é o Dia Nacional da Visibilidade Trans e, por conta disso, resolvemos elencar algumas séries e filmes, clássicos e contemporâneos, que conta histórias sobre as vidas travestis e transexuais.

Obviamente essa lista não dá conta de tudo o que já foi produzido sobre a questão LGBT e, especificamente, sobre as travestis e transexuais, mas, em certa medida, são obras paradigmáticas na TV e no cinema.

Visibilidade e políticas públicas em prol das travestis e transexuais se faz necessário e urgente em um país como Brasil, que é líder em assassinatos de pessoas, de acordo com relatório divulgado pela Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) nesta sesta.

A seguir, confira a lista que montamos para vocês.

Minha vida em cor de rosa (1997)

Esse já é um clássico do cinema! Dirigido por Alain Berliner, essa produção francesa conta a história da Ludovic, criança trans que resolve assumir a sua identidade de gênero para a sua família.

Tudo sobre a minha mãe (1999)

Obra prima dirigida por Pedro Almodóvar e premiada com o Oscar de melhor filme estrangeiro, narra a trágica história de Manuela, que ao voltar para Barcelona conta a ajuda de sua antiga amiga Agrado.

Tomboy (2011)

Neste filme, premiado em vários festivais, acompanhamos a vida de Michael, uma criança trans que tenta se adaptar ao seu novo bairro e amigos e vive em conflito com a sua mãe por conta da sua identidade de gênero.

Laurence Anyway (2012)

Clássico contemporâneo do cinema canadense. Dirigo por Xavier Dolan, conta a história de Laurence, professor e escritor reconhecido que, aos 30 anos de idade assume a sua identidade de gênero feminina e inicia a transição.

Bixa Travesti (2019)

Produção brasileira que conta a trajetória da cantora Linn da Quebrada e também apresenta outras artistas trans do cenario brasileiro.

Indianara (2019)

Documentário que narra a trajetória política da ativista Indianare.

Uma mulher fantástica (2017)

Produção chilena que conta a história de Marina, mulher trans que tem de lidar com o contexto transfóbico da sociedade, da família e de seu ex-companheiro. O longa foi premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017.

Pose (2018/em produção)

Série da FX que conta a historia dos clubes de batalha/vogue nos EUA entre as décadas de 1980 e 1990 no Bronx. Exibida pela FX, as duas temporadas estão em cartaz na Netflix.

Euphoria (2018/em produção)

Série polêmica da HBO acompanha a vida de alguns adolescentes no subúrbio estadunisense. Quando estreou a série chamou a atenção por conter nu masculino e também cenas explícitas com o uso de substâcias psicoativas.

Destaque para a personagem Jules Vaughn, que é a maelhor amiga de Rue (protagonista da trama interpretada pela cantora Zendaya), interpetrada pela atriz trans Hunter Schafer.

Foto: Jules, da série Euphoria