Escrito en
LGBTQIAP+
el
A primeira prefeita trans da França foi eleita na cidade de Tilloy-lez-Marchiennes. Marie Cau tem 55 anos e foi eleita pelos vereadores no último sábado (23).
A engenheira e técnica em agricultura apresentou proposta de sustentabilidade ecológica e fortalecimento da economia local, e foi eleita quase por unanimidade.
Em depoimento à AFP, Cau afirmou que o fato de ser trans não foi decisivo para a sua eleição. “As pessoas não me elegeram por eu ser ou não transgênero, elas elegeram uma campanha”, afirmou.
A nova prefeita, porém, disse que espera que, no futuro, esse tipo de escolha deixe de ser um "acontecimento", mas reconhece que a sua eleição é importante para mostrar que “pessoas trans podem ter uma vida social e política normal.”
A ministra da igualdade de gênero da França, Marlène Schiappa, manifestou-se no Twitter parabenizando Cau e reconhecendo a importância de sua eleição. “A visibilidade trans e a luta contra a transfobia também dependem do exercício de responsabilidades políticas e públicas", escreveu.
https://twitter.com/MarleneSchiappa/status/1264499118812147714?s=20
Tilloy-lez-Marchiennes fica na fronteira com a Bélgica e tem menos de 600 habitantes. As eleições municipais indiretas foram realizadas em março, quando foi selecionado um grupo de vereadores, dentre os quais estava Cau.
https://youtu.be/Ds4izOF4SEs