Os clubes da Premier League se uniram para mostrar o seu apoio à comunidade LGBT. Nas partidas que ocorreram entre os dias 4 e 13 de dezembro, os capitães de algunstimes usaram braçadeiras com as cores do arco-íris.
A campanha tem por objetivo livrar o futebol da homofobia, mas também chamar a atenção para as rígidas leis contra a comunidade LGBT em países Árabes. A questão ganhou força com a proximidade da Copa do Mundo de 2022, que acontece no Catar.
A comissão executiva do Copa do Mundo no Catar tem reiterado que os times poderão se manifestar contra a homofobia dentro dos estádios e que os torcedores poderão se manifestar com bandeiras que aludam à comunidade LGBT.
Segundo levantamento do jornal Tribuna Expresso, nenhum time de futebol Árabe aderiu a campanha contra a homofobia.
O futebol é para todos
Além da ação dentro do campo, os clubes também mudaram o logo das redes sociais, onde o brasão dos times ficou coberto com as cores do arco-íris, símbolo internacional da comunidade LGBT.
O capitão do Liverpool, Jordan Henderson, entrou em campo com uma braçadeira com as cores do arco-íris e também postou nas redes sociais uma foto sua vestindo a braçadeira acompanhada da afirmação de que "o futebol é para todos".
Por sua vez, o clube West Ham declarou em todas os seus canais oficiais nas redes de que os torcedores precisam entender que o clube "é uma organização inclusiva e contra as desigualdades, o racismo ou qualquer forma de discriminação".