Escrito en
LGBTQIAP+
el
No dia em que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria para a criminalização da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero (23), um caso ganhou as redes. Tratava-se de uma vaquinha virtual para um jovem que sofreu agressões motivadas por homofobia em dezembro do ano passado e necessitava de doações para que sua família pudesse tirá-lo do hospital após receber alta. Nesta sexta-feira (31), ela ultrapassou a meta inicial.
A liberação de Jefferson Cruz, o Jeff, veio um dia antes do Supremo formar maioria para enquadrar a homofobia dentro do crime de racismo. Ainda que o julgamento não tenha sido encerrado - o que deve ocorrer em julho -, a análise da questão foi considerada histórica e, neste dia, um usuário do Facebook fez uma postagem que obteve mais de 20 mil compartilhamentos e visibilizou o caso de Jeff e a vaquinha virtual iniciada pelos familiares e amigos do jovem de 22 anos.
https://www.facebook.com/diego.sena.520/posts/3007312385976030
Segundo a descrição da vaquinha, no dia 7 de dezembro do ano passado, o estudante, que estava em um bar com os amigos comemorando uma aprovação, foi assaltado, brutalmente agredido e encontrado sufocando-se no próprio sangue. Ao chegar no hospital, "foi constatado varias lesões no corpo, cabeça, lesões no pulmão e traumatismo craniano". Ele foi operado às pressas para a retirada de um coágulo no cérebro e ficou em estado de coma por cerca de um mês.
Depois de cinco meses e quatro dias internado, Jeff recebeu alta, mas necessitava de cuidados especiais para retornar a sua casa. Segundo os familiares, dentre as necessidades estão: "quarto adaptado, ar-condicionado, cama articulada, balão de oxigênio, botas e luvas ortopédicas, colchão ortopédico, fonoaudióloga, fisioterapeuta". Para suprir essa demanda, foi criada a vaquinha com um pedido de R$100.000,00.
Nesta sexta-feira (31), nove dias após o início da campanha, a meta foi superada. Pela página "Unidos pelo Jeff", os responsáveis pela mobilização comemoraram: "Conseguimos! Agradeço imensamente a ajuda de todos vocês
que se solidarizalaram-se. Vocês são anjos na vida de Jefferson. Estamos organizando o quarto dele e esperando as doações chegarem para organizarmos tudo e trazer nosso menino para casa". A página ainda disponibilizou um contato para quem tiver interesse em visitar o jovem nesse período de recuperação.
https://www.facebook.com/1890522384317548/photos/a.1891530944216692/1902148829821570/?type=3&theater
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar