Arqueólogos reconstruíram um aulos — instrumento de sopro essencial na vida religiosa e social da Grécia Antiga — a partir de fragmentos descobertos em Selinunte, antiga cidade da Magna Grécia no sudoeste da Sicília.
Fundada no século VII a.C. por colonos de Megara Hyblaea, segundo o historiador Tucídides, Selinunte abriga um santuário urbano onde os artefatos foram encontrados.
As peças, localizadas no Templo R, datam do século VI a.C. e pertencem ao modelo "tipo antigo", compatível com exemplares da Grécia continental e de colônias ocidentais.
Especialistas acreditam que o instrumento era usado em rituais dedicados a Deméter, deusa grega da agricultura e fertilidade.
CC-BY 2.5
Integrado ao projeto TELESTES, a musicóloga Angela Bellia empregou escaneamento digital para reproduzir o aulos em 3D, permitindo análises estruturais e acústicas inéditas. A descoberta amplia o entendimento sobre a cultura musical na Antiguidade.
“Esses dados e comparações nos ajudarão a aumentar nosso conhecimento da música grega antiga, particularmente na pólis ocidental de Selinus, onde a importância das atividades instrumentais e corais é indicada pela descoberta de instrumentos musicais e outros objetos sonoros, juntamente com esculturas, vasos pintados e estatuetas de terracota de santuários e necrópoles que apresentam representações musicais”, disse Beliia.
Ouça um pouco do Aulos: