Em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (6), o prefeito da Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia (EUA), Jim Kenney, afirmou que o presidente Donald Trump precisa reconhecer que perdeu a eleição e parabenizar o democrata Joe Biden pela vitória.
A apuração dos votos na Pensilvânia ainda não terminou mas, às 16h30 (horário de Brasília) desta sexta, com 98% das urnas do estado apuradas, o democrata figurava com 49,5% dos votos, contra 49,3% do republicano. Caso se confirme a vitória de Biden no estado, ele se torna numericamente eleito presidente dos Estados Unidos, mesmo se não vencer em estados como Geórgia e Nevada, onde ele também lidera, pois já terá superado os 270 delegados para vencer a eleição.
"Eu acho que o que o presidente precisa fazer é, francamente, colocar suas calças de menino grande [gíria para agir como adulto], reconhecer o fato de que ele perdeu, e cumprimentar o vencedor, tal como fez Jimmy Carter, George H. W. Bush, Al Gore. Parar com isso, deixar que o país siga em frente", disparou Kenney.
A declaração do prefeito da Filadélfia vem na esteira da atitude de Trump de não reconhecer sua provável derrota. O republicano já aciona a Justiça para contestar os resultados de estados em que Biden vem se saindo vitorioso, fala em "fraude" e quer recontagem dos votos.
Festa
Mesmo com a tentativa do presidente de tumultuar o processo eleitoral, a população da Filadélfia já considera Biden o presidente eleito, e não precisou de um reconhecimento de derrota do republicano ou um discurso de vitória do democrata para comemorar, como mostram vídeos de festas de democratas nas ruas.
Confira.