A apuração dos votos da eleição presidencial dos Estados Unidos ainda não terminou, mas a população da Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia, já lota as ruas na tarde desta sexta-feira (6) em clima de festa para comemorar a virtual vitória do democrata Joe Biden e a provável derrota de Donald Trump.
Isso porque os votos da cidade foram decisivos para que, na parte da manhã, o candidato democrata passasse a liderar a corrida pelos votos eleitorais no estado, após passar os últimos dois dias atrás de Trump na contagem. Às 16h30 (horário de Brasília) desta sexta, com 98% das urnas da Pensilvânia apuradas, o democrata figurava com 49,5% dos votos, contra 49,3% do republicano.
Caso se confirme a vitória de Biden no estado, ele fica numericamente eleito presidente dos Estados Unidos, mesmo se não vencer em estados como Geórgia e Nevada, onde ele também lidera, pois já terá superado os 270 delegados para vencer a eleição.
Ainda que Trump esteja tentando contestar os resultados, alegar "fraude" e judicializar o processo, a população da Filadélfia já considera Biden o presidente eleito, e não precisou de um reconhecimento de derrota do republicano ou um discurso de vitória do democrata para comemorar.
Até mesmo a música "YMCA", que foi utilizada por Trump em um vídeo de campanha, se tornou uma espécie de "hino" dos democratas para comemorar a iminente vitória.
Assista.