Pesquisadores chineses anunciaram o desenvolvimento do menor e mais leve robô sem fio com capacidade de locomoção híbrida terrestre-aérea. Inspirado em peças de Lego, o microrrobô foi criado por cientistas das universidades Tsinghua e Beihang e pode ser utilizado em ambientes complexos como missões de resgate em desastres.
No centro da inovação está um “atuador morfável”, componente que converte energia em movimento. “Introduzimos um conceito de design sinérgico para atuadores morfáveis de pequena escala”, afirmaram os autores em artigo publicado na revista Nature Machine Intelligence em 18 de abril.
Te podría interesar
Segundo o professor Zhang Yihui, da Universidade Tsinghua, “em comparação com outros robôs terrestres-aéreos sem fio conhecidos, nosso robô tem o menor tamanho, menor peso e maior velocidade de movimento terrestre do mundo”. Ele destaca que essa vantagem amplia a autonomia do robô e sua capacidade de adaptação ambiental.
O microrrobô, que mede apenas 9 centímetros e pesa 25 gramas, foi testado ao ar livre. Ele demonstrou habilidade para voar, pousar e transitar por terrenos irregulares, além de mudar de forma para superar obstáculos como declives e superfícies estreitas.
Te podría interesar
“Em cenários de resgate, ele pode rastejar entre escombros para localizar sobreviventes, mudar para modo aquático em áreas alagadas e até voar em espaços abertos para chegar rapidamente ao destino, algo que robôs convencionais não conseguem fazer”, explicou Zhang.
A equipe também destaca que o atuador desenvolvido pode ser usado em dispositivos médicos expansíveis, como stents eletrônicos, ou em sistemas de realidade virtual com resposta tátil. “Com base nesse atuador, conseguimos alternar sob demanda a forma do robô, permitindo que ele dirija no solo e voe no ar”, completou Zhang.