CHINA EM FOCO

O elétrico mais econômico do mundo: faz 69 km/l, custa menos de R$ 100 mil e é febre na China

XPeng Mona é febre no mercado chinês, mas ainda não chegou ao público brasileiro

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A montadora chinesa XPeng alcançou um marco notável na indústria de veículos elétricos com a produção da 100.000ª unidade do sedã compacto Mona M03, apenas 216 dias após seu lançamento no mercado, em 27 de agosto de 2024.

O anúncio foi feito em 31 de março de 2025 e estabelece um novo recorde de velocidade de produção entre startups chinesas do setor de veículos elétricos, um setor que tem sido fortemente incentivado no país.

Inspirado no design do Tesla Model 3, mas com identidade própria, o Mona M03 se destaca por seu preço acessível — entre 119.800 e 155.800 yuans (cerca de R$ 94.584 a R$ 123.025) — e forte apelo ao público jovem.

Durante seu evento de lançamento em Pequim, o modelo acumulou mais de 10 mil pedidos em menos de uma hora.

Com dimensões ligeiramente superiores ao Model 3 (4.780 mm de comprimento e 2.815 mm de entre-eixos), o M03 alia espaço e eficiência. Seu porta-malas de 621 litros pode atingir até 1.602 litros com os bancos traseiros rebatidos. A aerodinâmica também é destaque, com coeficiente de arrasto de apenas 0,194 — um dos melhores da categoria.

O modelo conta com motores dianteiros de 140 kW ou 160 kW, alimentados por baterias de fosfato de ferro-lítio da FinDreams (BYD). A versão de entrada possui autonomia de até 515 km, enquanto a topo de linha pode alcançar 620 km.

O carro tem eficiência de 11 KwH para 100 quilômetros, algo que seria equivalente a utilizar 1,43 litros de gasolina para correr 100 quilômetros, ou 69 km/litro.

O veículo possui interior minimalista com uma tela central de 15,6 polegadas equipada com processador Qualcomm Snapdragon 8155 e 16 GB de RAM. Diferente da Tesla, a XPeng oferece diversas opções de personalização, como painel destacável, dispensador de fragrância e espumas viscoelásticas nos bancos.

Inspirado no modelo Tesla Model 3, considerado um dos mais eficientes do mundo, o modelo chinês ainda não chegou no Brasil.

Todos os modelos são equipados com pacote avançado de assistência ao condutor, com radares, sensores ultrassônicos e câmeras para condução autônoma de nível 2.

A versão Max, lançada após o Ano Novo Chinês de 2025, traz recursos inteligentes exclusivos para veículos abaixo de 200 mil yuans (R$ 157.640), segundo a XPeng.

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