CHINA EM FOCO

O que Xi Jinping disse a Dilma Rousseff em encontro no Banco dos BRICS

Presidente chinês e CEO do Novo Banco de Desenvolvimento tiveram reunião

Dilma Rousseff e Xi Jinping no Banco dos BRICS
Dilma Rousseff e Xi Jinping no Banco dos BRICS Créditos: CRI.CN
Escrito en GLOBAL el

Na manhã desta terça-feira (29), o presidente da China Xi Jinping o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição financeira do bloco BRICS com sede em Shanghai, e se reuniu com a presidente da entidade, Dilma Rousseff.

A visita ocorre em meio a uma fase de aprofundamento da cooperação entre os países emergentes do grupo. Simultaneamente, no Rio de Janeiro, ocorre o encontro dos chanceleres do bloco.

O presidente chinês parabenizou Dilma Rousseff por sua reeleição como presidente do NDB e destacou a importância do banco como “o primeiro órgão multilateral de desenvolvimento criado e liderado por países emergentes”, o que, segundo ele, “representa a força coletiva do Sul Global”, reporta a Radio China International.

Ele afirmou que a iniciativa “está em conformidade com a tendência histórica de reformar e aprimorar a governan??a global”.

O presidente chinês ressaltou que a parceria entre os BRICS — grupo que já conta com 10 membros-fundadores e outros observadores — entrou em uma nova fase de “desenvolvimento de alta qualidade”.

Xi reafirmou o compromisso da China com o NDB, prometendo apoio contínuo a projetos focados em “desenvolvimento verde, inovação e sustentabilidade”, além de cooperação ampliada com os países-membros.

Durante o encontro, Dilma Rousseff agradeceu o apoio chinês e elogiou os avanços do país sob a liderança de Xi Jinping. Segundo ela, a China é “um exemplo na defesa do multilateralismo, na justiça internacional e na construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade”.

A presidente do NDB criticou o unilateralismo e o protecionismo por ameaçarem “as cadeias globais de produção e fornecimento”.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar