MULTILATERALISMO

VÍDEO: Xi Jinping cita Lula em discurso contra a guerra comercial dos EUA

Em encontro com primeiro-ministro espanhol, Xi ressaltou proposta de Lula em defesa do multilateralismo

Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Escrito en GLOBAL el

O presidente chinês Xi Jinping citou o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso nesta sexta-feira (11). O líder da China ressaltou a importância do multilateralismo nas relações internacionais em meio à guerra de tarifas imposta pelos EUA ao país.

No diálogo com o primeiro-ministro da Espanha Pedro Sánchez, Xi Jinping destacou a iniciativa assinada pelo líder espanhol, Lula e Cyril Ramaphosa, premiê sul-africano, que valoriza o diálogo internacional.

Em um momento em que o protecionismo e o isolacionismo econômico ganham preponderância através das novas medidas de Donald Trump, o Brasil ganha papel destaque como entidade pela defesa do Sul Global e do terceiro mundo.

Confira o discurso de Xi:

A iniciativa pelo multilateralismo

Em março deste ano, Lula, Ramaphosa e Sánchez publicaram um artigo conjunto intitulado "Unindo forças para superar desafios globais", no qual alertam sobre os riscos de uma guerra comercial e defendem o fortalecimento do multilateralismo. O texto foi publicado em jornais de todo o mundo e traduzido para vários idiomas.

No artigo, Lula, Ramaphosa e Sánchez afirmam que "o ano de 2025 será decisivo para o multilateralismo", destacando a urgência de soluções coordenadas diante de desigualdades crescentes, mudanças climáticas e desafios financeiros.

Como contraponto às posturas de isolamento e rupturas promovidas por figuras como Trump, o artigo enfatiza que "nunca houve tanta necessidade de diálogo e cooperação global".

“O mundo está cada vez mais fragmentado, e é exatamente por essa razão que devemos redobrar os esforços para encontrar uma base comum”, escrevem. 

"A confiança no multilateralismo está sob tensão; e, no entanto, nunca houve tanta necessidade de diálogo e cooperação global. É preciso reafirmar que o multilateralismo, quando se reveste de ambição e se orienta à ação, continua sendo o veículo mais efetivo para abordar desafios compartilhados e avançar em áreas de interesse comum", afirma o Brasil.

A defesa do multilateralismo pela China

No Livro Branco publicado pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado da China publicou um Livro Branco, a cartilha oficial que descreve e deve guiar o comportamento das instituições do país frente à guerra comercial entre Pequim e Washington, fica destacado o papel da China na defesa dos órgãos multilaterais.

Intitulado "A Posição da China sobre Algumas Questões nas Relações Econômico-Comerciais China-EUA", o documento enfatiza que a guerra comercial prejudicará ambos os países e a economia global como um todo, enfraquecendo a cooperação multilateral.

O texto destaca que a cooperação e as negociações são a melhor estratégia para desenvolver os países, e destaca os caminhos para uma eventual reaproximação entre os países.

"A China protege o multilateralismo e respeita o consenso multilateral. É uma honra para nós oferecer compromissos multilaterais e abster-se de uma vantagem competitiva", afirma o documento.

Pequim tem cada vez mais destacado a importância de instituições como a Organização Mundial do Comércio, a ONU e outras entidades de diálogo multilateral, como os BRICS e a Organização para Cooperação de Xangai.

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar