Nesta quarta-feira (14), a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC, da sigla em inglês), a principal empresa de energia chinesa, anunciou a conclusão e entrega de todos os módulos de construção destinados à primeira instalação integrada de gestão de resíduos do mundo, localizada na cidade de Zhuhai, província de Guangdong, no sul da China.
Quando totalmente operacional, a instalação terá capacidade para processar até três mil toneladas de lixo doméstico diariamente, gerando cerca de 480 milhões de kWh de eletricidade por ano.
Te podría interesar
Essa eletricidade a ser gerada pela instalação integrada de resíduos é suficiente para abastecer 100 mil residências. A iniciativa poderá reduzir as emissões de dióxido de carbono em aproximadamente 440 mil toneladas anuais e aliviar a pressão sobre os aterros de resíduos sólidos em Hong Kong.
O projeto teve início em setembro de 2020, com a montagem iniciada em outubro de 2021.
Te podría interesar
A Fase 1 das Instalações Integradas de Gestão de Resíduos de Hong Kong está situada em uma ilha artificial de 16 hectares próxima a Shek Kwu Chau, na Região Administrativa Especial de Hong Kong, e conta com um total de 17 módulos-chave.
A instalação oferecerá uma variedade de serviços, incluindo triagem e reciclagem de resíduos, incineração para geração de energia, dessalinização de água do mar e tratamento de esgoto.
Os módulos entregues têm um peso aproximado de 50 mil toneladas, o que corresponde a 1,2 vezes o peso total da estrutura de aço do Estádio Nacional de Pequim.
Composta por mais de 110 mil peças estruturais e 270 mil peças de equipamentos, conectadas por quase 2 milhões de parafusos, a instalação apresenta um design mais eficiente em comparação com métodos tradicionais, sendo montada com módulos pré-construídos.
Yang Cheng, vice-gerente da instalação, destacou que o design modular e a tecnologia inovadora não apenas aumentaram a eficiência da construção, mas também reduziram o tempo de construção em 20%, garantindo maior precisão no processo.
A técnica de incineração de resíduos para geração de energia, empregada nesta instalação, consiste na queima controlada dos resíduos em uma caldeira especial. O calor gerado é então utilizado para acionar uma turbina a vapor, resultando na produção de energia.