CHINA EM FOCO

Pequim convoca esforço nacional para reconstruir áreas atingidas por enchentes

Conselho de Estado chinês destaca princípio de colocar as pessoas e suas vidas em primeiro lugar à medida que o país se esforça para lidar com a temporada contínua de enchentes com chuvas extremas e devastadoras

Créditos: Xinhua - Resgate no distrito de Mentougou, em Pequim
Escrito en GLOBAL el
  • Conselho de Estado da China enfatiza trabalho em alívio de enchentes e reconstrução
     
  • Autoridades enfatizam que país pode ter que enfrentar simultaneamente as tarefas de controle de desastres e reconstrução pós-desastre

O Conselho de Estado da República Popular da China enfatizou o princípio de colocar as pessoas e suas vidas em primeiro lugar à medida que o país se esforça para lidar com a temporada contínua de enchentes, que tem visto chuvas extremas e devastadoras.

A temporada de enchentes ainda não acabou, então mais tufões são esperados para atingir o país e algumas áreas podem ser atingidas por chuvas regionais. Isso significa que o país pode ter que enfrentar simultaneamente as tarefas de controle de desastres e reconstrução pós-desastre.

As declarações foram divulgadas nesta terça-feira (8) após reunião executiva do Conselho de Estado presidida pelo premier Li Qiang. O comunicado do Gabinete da China ressaltou que as autoridades em todo o país devem implementar totalmente as instruções do presidente Xi Jinping sobre o trabalho de controle de enchentes.

Pessoas e vidas humanas em primeiro lugar

O comunicado enfatizou a defesa do princípio de colocar os interesses do povo em primeiro lugar e que nada é mais precioso do que a vida das pessoas. Foi feito o pedido de implementação de medidas eficazes para melhorar o controle de enchentes e a resposta a emergências, além de esforços totais para proteger a vida e a propriedade das pessoas, além de garantir a estabilidade social, afirmou a declaração.

  • Os governos locais e os departamentos relevantes devem ter medidas preventivas adequadas para possíveis enchentes graves e riscos potenciais graves.
     
  • O trabalho de avaliação da situação e de alerta precoce deve ser intensificado, e as áreas-chave para o controle de enchentes devem ser monitoradas de perto.
     
  • As medidas de controle de enchentes e de resgate de emergência devem ser implementadas de maneira detalhada, e mais esforços devem ser feitos para se prevenir contra desastres secundários.
     
  • As autoridades em áreas atingidas por enchentes devem poupar esforços para procurar os desaparecidos a fim de minimizar o número de vítimas.
     
  • Também devem fazer todo o esforço possível para atender às necessidades básicas das pessoas afetadas, e garantir que elas tenham acesso a alimentos, roupas, abrigo temporário, água potável limpa e serviços médicos oportunos.
     
  • A desinfecção ambiental para prevenção de epidemias como outra tarefa-chave no alívio pós-desastre e medidas adequadas devem ser implementadas para garantir que não haja epidemias graves após grandes desastres.

Esforços para retorno à normalidade

Para restaurar a produção normal e a vida diária o mais rápido possível, os governos em áreas afetadas por enchentes devastadoras devem:

  • acelerar a reparação de estradas e infraestruturas de abastecimento de energia, água e comunicações
     
  • estabilizar o fornecimento de mercado e ao preço de commodities
     
  • fazer esforços urgentes para restaurar terras agrícolas danificadas e infraestrutura agrícola
     
  • adotar medidas para melhorar o fornecimento de materiais agrícolas
     
  • reconstruir casas destruídas por enchentes para garantir que as pessoas possam retornar para casa ou mudar para novas casas com instalações de aquecimento adequadas antes do inverno
     
  • avançar com a reconstrução de escolas, para que todos os estudantes tenham instalações seguras para retornar no próximo semestre e de outros prédios públicos, como hospitais e asilos.

A declaração enfatizou ainda a importância de uma abordagem proativa no trabalho pós-desastre no norte da China e observou que os governos da região devem fortalecer o planejamento e a construção de infraestrutura para o gerenciamento de recursos hídricos para aumentar sua capacidade de lidar com desastres de enchentes e secas.

Com informações do China Daily