O C919, primeiro avião de passageiros totalmente chinês, marcou a entrada oficial no mercado de aviação civil com a realização do voo inaugural comercial de Xangai a Pequim no domingo (28).
O voo, operado pela China Eastern Airlines, decolou do Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao com 128 passageiros a bordo. O avião foi batizado com água após pousar no Aeroporto Internacional Capital de Pequim às 12h31.
"A operação comercial do C919 significa que, pela primeira vez, o mercado de aviação civil da China terá o jato de passageiros autodesenvolvido", celebrou o vice-presidente da empresa que desenvolveu a aeronave, Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), Wei Yingbiao.
Com oito assentos executivos e 156 assentos econômicos, a aeronave C919 de corredor único possui vários recursos amigáveis ao passageiro, como um teto de corredor de 2,25 metros de altura e compartimentos superiores rebatíveis. O assento do meio da classe econômica é 1,5 cm mais largo que os assentos vizinhos.
A aeronave C919 entrará em operação comercial inicial na rota Xangai Hongqiao-Chengdu Tianfu da China Eastern Airlines. Com mais entregas, o C919 voará gradualmente em mais rotas, disse Feng Dehua, vice-gerente geral da companhia aérea.
A China Eastern Airlines e a Comac assinaram um contrato de compra para cinco aviões C919, que serão baseados principalmente em Xangai após a entrega. A segunda entrega está prevista para meados de junho.
Amplas perspectivas
Desde que o projeto C919 foi lançado, em 2007, ele passou por uma longa jornada de design, fabricação, testes de voo e eventual comercialização. Um total de quase 300 mil pessoas participaram do desenvolvimento da aeronave.
Em novembro de 2015, a primeira aeronave C919 saiu da linha de produção em Xangai. Em 2017, o avião realizou um voo inaugural bem-sucedido.
Nos anos seguintes, o avião realizou vários testes de voo em diferentes locais e ambientes para verificar de forma abrangente sua segurança, confiabilidade e desempenho.
Em setembro de 2022, o C919 obteve o certificado de tipo emitido pela Administração de Aviação Civil da China, marcando um passo fundamental para sua operação comercial.
Em dezembro de 2022, a China Eastern Airlines recebeu a primeira aeronave C919 entregue em todo o mundo.
Até agora, o C919 recebeu pedidos de 1.061 aviões de vários clientes, informou a Comac.
"O jato C919 certamente terá uma ampla perspectiva de mercado com sua adaptabilidade, tecnologia e desempenho", disse Zhang.
A China tem um enorme mercado de aviação civil com grande potencial. De acordo com uma previsão de mercado divulgada pela Comac no final de 2022, durante o período 2022-2041, o mercado de aviação civil da China receberá 9.284 novos aviões, incluindo 6.288 jatos de corredor único.
Até 2041, espera-se que a China seja o maior mercado de aviação civil de um único país do mundo, segundo a previsão.