CHINA EM FOCO

China lança a internet mais rápida do mundo; veja ranking de velocidades

Primeira infraestrutura de internet de última geração de ultra-alta velocidade do mundo é anunciada pelos chineses e permite, por exemplo, fazer o download de todo o catálogo global da Netflix em cerca de meia hora

Créditos: Freepik
Escrito en GLOBAL el

A China lançou a primeira infraestrutura de internet de última geração de ultra-alta velocidade do mundo, com uma largura de banda de 1.200G bits por segundo (1,2T).

Ela é muito mais veloz do que a mais avançada rede de fibra ótica vista nos Estados Unidos, com 400 Gigabit/s por segundo (Gb/s). É possível, por exemplo, baixar 150 filmes 4K em apenas um segundo. Daria para fazer o download de todo o catálogo global da Netflix em cerca de meia hora.

Essa infraestrutura de internet de última geração de ultra-alta velocidade foi desenvolvida em conjunto pela Universidade Tsinghua, China Mobile, Huawei e a Cernet.com e conta com uma rede de transmissão total que abrange mais de três mil quilômetros e conecta três cidades: Pequim, Wuhan e Guangzhou.

O lançamento foi feito na última segunda-feira (13) em evento na Universidade de Tsinghua, em Pequim.

Xinhua - Lançamento da internet mais rápida do mundo

Projeto nacional chinês

A espinha dorsal dessa iniciativa é fruto do projeto nacional de Infraestrutura de Tecnologia da Internet do Futuro (FITI, da sigla em inglês). Desde a operação experimental em 31 de julho deste ano, a rede tem funcionado de maneira estável e confiável e passado com sucesso por vários testes.

A FITI é operada com base em tecnologias-chave de propriedade nacional da China, como o roteador central de internet de próxima geração com interface IPv6 de ultra-alta velocidade de 1,2T e a agregação multi-caminho de ultra-alta velocidade. Tanto o software quanto o hardware são fabricados nacionalmente.

O projeto batizado de Infraestrutura Tecnológica da Internet do Futuro (FITI, na sigla oficial) começou em 2013 e tinha a meta de ativar a rede de 1 Tb/s até 2025. No entanto, ela foi tão bem sucedida que conseguiu antecipar o prazo em dois anos.

A iniciativa tem o comando do Ministério da Educação do regime chinês e apoio de 40 universidades. As autoridades dizem que, dessa forma, será possível depender menos de rotas nos Estados Unidos e no Japão.

O que é backbone

Os nós centrais da FITI, que é uma rede de backbone de alto desempenho estão distribuídos em 40 universidades em 35 cidades em todo o país. A conexão de 1,2 Tb/s não chegará diretamente na casa dos consumidores. Ela será utilizada em comunicações que partem de locais específico.

Backbone, em tradução livre pode ser entendido como "espinha dorsal" ou "rede de transporte". É uma rede principal por onde os dados dos clientes da internet trafegam. Ele controla o esquema de ligações centrais de um sistema mais abrangente com elevado desempenho.

O backbone é o responsável pelo envio e recebimento dos dados entre diferentes localidades, dentro ou fora de um país. Essa grande espinha dorsal é dividida em partes menores com a finalidade de impedir que o tráfego e a transmissão de dados sejam lentos. No entanto, por continuar a ser a rede principal, o backbone faz a conexão de todas as redes menores, sendo possível, então, acessar qualquer rede por meio dele.

Ao enviar um email, por exemplo, o usuário na verdade está enviando dados de uma rede local para o backbone, que depois encaminha a outra rede local até que a mensagem chegue ao destino. Ao acessar um site, o procedimento é similar e o tráfego de informações passa pelo backbone antes de chegar à rede local do usuário.

Ranking de velocidade da internet no mundo

O Índice Global Speedtest, elaborado pela Ookla, classifica velocidade de internet em países e em algumas das maiores cidades do mundo.

A China aparece em 4º lugar na internet móvel e em 5º na internet fixa. Os EUA aparecem em 13º na internet móvel e em 7º na fixa.

A internet móvel mais veloz do mundo é a dos Emirados Árabes Unidos e a móvel é a de Singapura.

O Brasil está na 50º na internet móvel e em 30º na fixa.

Com informações da Xinhua