CHINA EM FOCO

Xi Jinping e Joe Biden: empresas dos EUA na China de olho no encontro

Presidentes das maiores potências mundial se encontram em São Francisco, na Califórnia, em meio a relações turbulentas e depois de estreia estadunidense na maior feita de comércio exterior chinesa

Créditos: Sipa Photo
Escrito en GLOBAL el

Membros da Câmara Americana de Comércio em Xangai estão ansiosos pela cúpula China-EUA e pela Reunião dos Líderes Econômicos da APEC, pois uma relação estável e saudável entre as duas nações é extremamente importante para o desenvolvimento de empresas, especialmente companhias americanas na China.

"Só podemos nos desenvolver bem na China a longo prazo se os dois países tiverem uma relação relativamente estável", disse Eric Zheng, presidente do órgão comercial.

A Semana dos Líderes Econômicos da APEC começou em São Francisco, nos Estados Unidos, e vai até sexta-feira.

Zheng disse que, apesar dos desafios, as empresas americanas veem a China como um mercado muito importante e estratégico — um mercado ao qual esperam continuar tendo acesso e no qual desejam ter sucesso a longo prazo. "Estamos na China pela China, e não vamos embora."

A China permanece como a segunda maior economia do mundo, com seu PIB ultrapassando 121 trilhões de yuans (US$ 17 trilhões) em 2022.

Dado o tamanho colossal do mercado chinês, até mesmo um crescimento de 5% pode recriar outra Suíça em termos de PIB, disse Zheng.

"Para nós, uma economia de 121 trilhões de yuans é um mercado enorme que ninguém mais pode substituir", afirmou.

Estreia dos EUA na CIIE

A CIIE oferece uma ótima plataforma para empresas americanas fecharem acordos, e mais de 200 empresas americanas apresentaram seus produtos na exposição este ano, disse ele à China Daily durante uma entrevista nos bastidores do evento.

Pela primeira vez, o Departamento de Agricultura dos EUA e a Câmara Americana de Comércio em Xangai montaram juntos o pavilhão de alimentos e agricultura dos EUA na primeira exposição nacional temática de importação do mundo.

Um total de 17 expositores apresentaram seus produtos no pavilhão, incluindo carne, amêndoa, queijo e vinho, além de suplementos de saúde.

Durante suas visitas às corporações americanas participando da CIIE, Zheng disse que recebeu feedback positivo e as empresas reconheceram o evento como uma ótima plataforma para exibir seus produtos no mercado chinês.

A Câmara Americana de Comércio em Xangai ficou muito satisfeita em ver a participação ativa de empresas americanas na CIIE este ano, disse Zheng.

Ele acrescentou que o órgão comercial planejará detalhes de sua participação na exposição no próximo ano. "Nosso objetivo final é ajudar empresas americanas, especialmente aquelas empresas que têm grande interesse no mercado chinês, mas não conseguem vir aqui e participar do mercado chinês."

Com informações do China Daily