A China começou oficialmente a administrar a Covid-19 como uma doença infecciosa de Classe B neste domingo (8), informou o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde (NHC, na sigla em inglês), Mi Feng, em uma coletiva de imprensa em Pequim.
A China emitiu a diretriz de tratamento da Covid-19 na sexta-feira (6) e a décima versão da diretriz sobre a gestão da doença no sábado (7), o que sinaliza uma mudança da prevenção de infecções para a prevenção de doenças graves.
Mi disse que as medidas de controle para áreas e pessoal de risco também passariam da quarentena para visitas hospitalares. A implementação da gestão de classe B da Covid-19 enfatiza a prevenção e controle epidêmico mais científico, preciso e eficiente e coordena melhor a prevenção e controle epidêmico com o desenvolvimento econômico e social, de acordo o porta-voz.
Muitas pessoas na China estão preocupadas com as novas variantes e subvariantes do coronavírus, especialmente o XBB e o XBB 1.5, que podem escapar da vigilância imunológica e causar mais infecções. No entanto, um especialista do NHC disse que as variantes do XBB não se espalharão massivamente na China por enquanto.
“Revisamos os últimos relatórios e pesquisas sobre as variantes do XBB”, garantiu o pesquisador do Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Virais do NHC, Chen Cao. "Não vimos casos mais graves ou mortes. Ou seja, a virulência das variantes XBB não aumentou”, acrescentou.
Enquanto isso, outro especialista incentivou os idosos a considerarem receber um segundo reforço.
"Esperamos que outro reforço possa proteger as pessoas com alto risco de contrair COVID-19 grave", disse o especialista-chefe do programa de imunização do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Wang Huaqing. "O segundo reforço deve ser tomado pelo menos seis meses após o primeiro."
Como a China descarta muitas medidas de controle da Covid-19, o potencial de gerenciamento agressivo não pode ser completamente descartado, caso seja necessário.
"Medidas de emergência podem ser tomadas se alguma doença contagiosa estiver se espalhando", antecipou o diretor do Bureau de Prevenção e Controle de Doenças do NHC, Lei Zhenglong. "Isso está de acordo com a lei."
Lei completou que possíveis medidas de emergência incluem adiar grandes eventos, pausar o acesso à área de lazer e requisitos temporários de home office.
Aeroportos de Pequim esperam aumento de voos durante o Festival da Primavera
Os dois principais aeroportos de Pequim verão o número de voos de entrada e saída aumentar 44% durante o pico de viagens do Festival da Primavera - o Ano Novo Chinês que começa no dia 22 de janeiro e vai até o dia 9 de fevereiro - em comparação com o mesmo período do ano passado.
Espera-se que cerca de 62 mil voos cheguem ou partam do Aeroporto Internacional da Capital de Pequim e do Aeroporto Internacional Daxing de Pequim durante o período de viagem de 40 dias, de acordo com a Administração Regional do Norte da China da Administração de Aviação Civil da China.
Os dois aeroportos esperam que o período de pico de viagens comece em 14 de janeiro, durante o qual eles esperam lidar com 1 mil e 700 voos de entrada e saída por dia.
Espera-se que o Aeroporto Internacional da Capital de Pequim atenda a mais de 4,8 milhões de passageiros durante o pico de viagens, com uma média diária de 121 mil passageiros.
A partir deste domingo (8), os voos internacionais que chegam a Pequim não precisam mais ser desviados para outros aeroportos, como parte dos esforços da China para otimizar o gerenciamento da Covid-19.
O Aeroporto Internacional Capital de Pequim já começou a receber o primeiro voo internacional neste domingo desde que a regra mudou, e várias companhias aéreas anunciaram planos para retomar os voos internacionais no Aeroporto Internacional Daxing de Pequim a partir de 17 de janeiro.
Xi Jinping pede modernização do trabalho político e jurídico
O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou a importância de manter o compromisso com o avanço da reforma para explorar novos caminhos e levar adiante o espírito de luta para modernizar o trabalho dos órgãos judiciais, das procuradorias e de segurança pública. Ele destacou que o trabalho político e jurídico é uma parte vital da atuação do Partido Comunista da China (PCCh) e do Estado.
A instrução de Xi foi transmitida pelo membro do Birô Político do Comitê Central e chefe da Comissão de Assuntos Políticos e Jurídicos do Comitê Central do PCCh, Chen Wenqing, durante uma conferência central sobre o trabalho judicial, procuradoria e de segurança pública realizada em Pequim neste sábado (7) e domingo (8).
A reunião concentrou-se no avanço do trabalho de salvaguardar a segurança política nacional, garantir a estabilidade social, promover a equidade e a justiça social e modernizar o trabalho dos órgãos judiciais, das procuradorias e de segurança pública.
Xi destacou a manutenção da liderança absoluta do PCCh sobre o trabalho judicial, da procuradoria e de segurança pública, e o aumento da consciência política, além da capacidade de julgamento, pensamento e implementação política. Ele também pediu a aplicação de uma filosofia centrada nas pessoas que siga um caminho de estado de direito socialista com características chinesas.
"Órgãos judiciários, de procuradoria e de segurança pública devem cumprir seus deveres para garantir a segurança política do país, estabilidade social, igualdade e justiça social e uma vida feliz para o povo, e contribuir para a construção de um país socialista moderno em todos os aspectos e promover o rejuvenescimento nacional em todas as frentes".
Presidente da República Popular da China, Xi Jinping
Xi também instou os comitês do Partido em todos os níveis a fortalecer a liderança sobre o trabalho judicial, da procuradoria e de segurança pública, para fornecer uma forte garantia e promover a modernização de tal trabalho.
Em nome do Comitê Central do PCCh, Xi também estendeu saudações e gratidão a todos os policiais antes do Dia da Polícia do Povo Chinês, celebrado no dia 10 de janeiro, e incentivou os policiais a fazerem novas conquistas na manutenção da segurança nacional e estabilidade social.
O Dia da Polícia do Povo Chinês tem o objetivo de dar total reconhecimento à polícia por seus esforços na proteção dos cidadãos. O dia 10 de janeiro foi escolhido em conexão com a linha direta da polícia 110. Em 10 de janeiro de 1986, o Departamento Municipal de Segurança Pública de Guangzhou lançou a primeira linha direta da polícia da China com o número 110. Em 1996, o Ministério de Segurança Pública da China realizou uma reunião para tornar a linha direta nacional.
Este ano marca o terceiro Dia da Polícia do Povo Chinês.
China vai fortalecer apoio financeiro a empresas
Espera-se que o crescimento econômico da China volte ao normal depois que o país otimizou a gestão da Covid-19. A análise é do presidente da Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China, Guo Shuqing, que também é secretário do Partido Comunista da China (PCCh) no Banco Popular da China, o banco central do país, em entrevista à Xinhua publicada neste domingo (8).
"A chave para a recuperação econômica e o crescimento de alta qualidade é converter a renda total atual em consumo tanto quanto possível", afirmou Guo. Ele se comprometeu a usar os serviços financeiros para aumentar a renda das pessoas de baixa e média renda e das pessoas gravemente afetadas pelos surtos de Covid-19. Mais produtos financeiros devem ser desenvolvidos para estimular o consumo, como a compra de casa e carro, antecipou.
Como a maioria das empresas da China são privadas, Guo informou que as instituições financeiras vão oferecer tratamento igual a todos os tipos de empresas. Ele também prometeu garantir que a política monetária seja mais favorável às empresas privadas, a fim de apoiar o crescimento efetivo do crédito e expandir seu acesso ao financiamento.
As plataformas de internet serão incentivadas a buscar um desenvolvimento saudável, observou Guo. Ele afirmou ainda que a retificação de 14 plataformas de internet que executam serviços financeiros está quase concluída e enfatizou que o setor financeiro da China permaneceu estável, mantendo os riscos sob controle.
"No futuro, o setor financeiro se concentrará na promoção do desenvolvimento saudável do setor imobiliário e no gerenciamento de riscos associados a instituições financeiras de pequeno e médio porte", comentou.
Para lidar com os riscos financeiros, Guo destacou a importância de abordar e responder preventivamente ao risco de ativos inadimplentes, atenuar os riscos potenciais de dívida dos governos locais e regulamentar amplamente produtos e operações financeiras.
Turismo de gelo e neve da China espera mais de 520 milhões de turistas em 2024/25
Espera-se que o setor de turismo de lazer no gelo e na neve da China receba mais de 520 milhões de visitantes durante a temporada de gelo e neve de 2024-2025, mostraram dados divulgados pela Academia de Turismo da China esta semana.
Estima-se que o setor gere mais de 720 bilhões de yuans (US$ 104,5 bilhões) em receita durante o período, o que marca essa modalidade de lazer como um dos principais motores do turismo de inverno, revela o relatório.
O entusiasmo se expande devido aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022, levando ao crescimento da indústria de gelo e neve. O setor de turismo de gelo e neve da China recebeu 344 milhões de turistas durante a última temporada de gelo e neve, arrecadando 474 bilhões de yuans em receita.
Segundo o presidente da Academia de Turismo da China, Dai Bin, graças às Olimpíadas de Inverno de Pequim em 2022, inovações políticas e promoção de governos em todos os níveis, o turismo no gelo e na neve injetou vitalidade nos costumes populares tradicionais em todo o país, tornando as opções turísticas e os cenários de consumo do setor muito mais diversificados.
De 2016 a 2022, a China investiu cerca de 2,88 trilhões de yuans em seus projetos de infraestrutura para o turismo no gelo e na neve. Até o final de 2022, quase nove mil empresas relevantes haviam se registrado no setor. Somente em 2022, 1.460 foram adicionados, um aumento de 20,1% ano a ano, de acordo com o relatório.
Com informações da CGTN e Xinhua