CHINA EM FOCO

Brics: presidente do legislativo chinês quer estreitar laços com parlamentos dos países do bloco

Mais alto legislador da China pede intercâmbios parlamentares aprimorados dentro do grupo que inclui Brasil, Rússia, Índia e África do Sul

Créditos: Brics
Escrito en GLOBAL el

O presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), o Congresso Nacional da China, Li Zhanshu, pediu nesta terça-feira (6) que os órgãos legislativos dos países do Brics desempenhem um papel ativo na consolidação da unidade do bloco e no aprofundamento da cooperação. 

Li fez as declarações ao discursar durante o 8º Fórum Parlamentar do Brics - Discursar sobre o tema "Desempenhar Papel de Órgãos Legislativos, Promover Parceria do Brics de Alta Qualidade", presidido por ele por meio de videoconferência. 

Legisladores sêniores de outros países do Brics como Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, também participaram do fórum virtual

O parlamentar chinês observou que as trocas amigáveis ??entre os órgãos legislativos forneceram garantias legais e apoio político à cooperação do Brics. 

Ele afirmou que a APN está pronta para aumentar a cooperação com os órgãos legislativos dos países do Brics para promover o desenvolvimento da parceria e contribuir para a recuperação e o desenvolvimento sustentável dos países do grupo

Li pediu aos órgãos legislativos do Brics que defendam a equidade e a justiça para manter a paz e a segurança. Ele também instou todas as partes a continuar aprimorando a coordenação para acelerar a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Ele observou que o intercâmbio entre os órgãos legislativos é uma parte importante da cooperação do Brics por aumentar as comunicações sobre governança estatal e melhorar a qualidade da legislação.

Principal conselheiro político da China pede a melhoria dos fóruns consultivos de especialistas

Xinhua - Reunião do Conselho de Presidentes da CCPPC, Comitê Nacional, realizada em Pequim (6/9/22)

O principal conselheiro político da China, Wang Yang, pediu nesta terça-feira (6) esforços para melhorar os fóruns consultivos de especialistas para melhorar a qualidade e a eficiência das consultas do órgão consultivo especializado.

Wang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), fez as observações enquanto presidia uma reunião do Conselho de Presidentes da Comitê Nacional da CCPPC nesta terça-feira (6).

A reunião revisou e adotou as regras de trabalho para os fóruns consultivos de especialistas da CCPPC. Wang observou que, desde o início do ano passado, foram realizados 55 fóruns desse tipo, que forneceram uma base sólida para regulá-los e institucionalizá-los.

As regras devem ser aplicadas integralmente para que os fóruns possam desempenhar um papel maior no processo de consulta, disse Wang.

A reunião também revisou e adotou uma lista de propostas pendentes do 13º Comitê Nacional da CCPPC e uma lista de departamentos pendentes que lidam com elas.

Wang disse que a qualidade das propostas e o tratamento de propostas do 13º Comitê Nacional da CCPPC têm melhorado constantemente. Ele pediu mais esforços para divulgar a prática e as experiências notáveis nesse sentido.

Xi enfatiza a melhoria do sistema para alcançar avanços nas principais tecnologias em campos-chave

O presidente da China, Xi Jinping, enfatizou nesta terça-feira (6) a melhoria de um novo sistema para mobilizar os recursos em todo o país para alcançar avanços nas principais tecnologias em campos-chave e fortalecer de forma abrangente os esforços para conservar recursos. As declarações foram feitas pelo líder chinês ao presidir a 27ª reunião da Comissão Central para o Aprofundamento Abrangente da Reforma.

Chega a 66 o número de mortos no terremoto em Sichuan

Xinhua - Resgate de vítimas do terremeto em Sichuan (6/9/22).

Subiu para 66 o número de pessoas mortas no terremoto de magnitude 6,8 que sacudiu o condado de Luding, província de Sichuan, sudoeste da China. Trinta e oito pessoas foram mortas na Prefeitura Autônoma Tibetana de Ganzi, e as outras 28 morreram no condado de Shimian, na cidade de Ya'an.Na tarde desta terça-feira (6) o total de vítimas havia ultrapassado 250 feridas e 15 desaparecidas.

O abalo sísmico ocorreu na tarde desta segunda-feira (5). Sichuan ativou o mais alto nível de resposta de emergência para o terremoto. A China elevou sua resposta de emergência ao terremoto para o Nível II.

500 maiores empresas chinesas atingem a marca de receita de 100 trilhões de yuans

CFP - State Grid participou da CIFITS 2022 realizada em Pequim (3/9/22)

O lucro operacional combinado das 500 empresas chinesas mais lucrativas ultrapassou 100 trilhões de yuans pela primeira vez. O dado foi divulgado pela Confederação Empresarial da China (CEC) nesta terça-feira (6).

A receita operacional total das 500 maiores empresas chinesas atingiu 102,48 trilhões de yuans (US$ 14,8 trilhões) em 2021, um aumento de 14,08% em relação ao ano anterior. Os ativos totais combinados aumentaram 8,43% ano a ano, para 372,53 trilhões de yuans.

No mesmo ano, o número de empresas com lucro operacional superior a 100 bilhões de yuans aumentou para 244. São 22 a mais que no ano anterior, e 12 empresas ingressaram no clube de trilhões de yuans em termos de lucro operacional.

A State Grid Corporação da China, PetroChina e Sinopec ficaram entre as três primeiras empresas, cada uma com uma receita operacional superior a 2,5 trilhões de yuans no ano passado.

A receita operacional das empresas da lista dobrou na última década, à medida que a estrutura industrial da China continuou a ser otimizada, explicou o vice-presidente executivo da CEC,  Zhu Hongren, durante coletiva de imprensa de lançamento da lista deste ano.

O número de empresas pré-selecionadas em indústrias e campos emergentes aumentou, com sete empresas de fabricação de energia eólica e solar e três empresas de baterias de armazenamento de energia e energia atualmente na lista, acrescentou Zhu.

A CEC, a organização nacional de empregadores oficialmente designada, tem compilado a lista em conjunto com a Associação de Diretores de Empresas da China pelo 21º ano consecutivo.

China lança novos satélites de teste via foguete transportador Kuaizhou-1A

CMG - China lança dois novos satélites de teste a bordo do foguete transportador Kuaizhou-1A do Jiuquan Satellite Launch Center (6/9/22)

A China enviou dois novos satélites de teste para o espaço a partir do Jiuquan Satellite Launch Center, no noroeste da China, nesta terça-feira (6).

Os satélites de teste CentiSpace-1-S3/S4 foram lançados por um foguete transportador Kuaizhou-1A Y16 às 10h24 (horário de Pequim) e entraram na órbita planejada.

Esta é a 17ª missão de voo dos foguetes Kuaizhou-1A, de acordo com o centro de lançamento.

Com informações da Xinhua e CGTN

 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar