CHINA EM FOCO

Inteligência artificial lidera o desenvolvimento de alta qualidade da China

Em evento realizado em Xangai, centro financeiro do país, público pode conhecer novidades de chips de computação, tecnologia holográfica imersiva e terminais interativos inteligentes

Créditos: Xinhua - Robô de cirurgia ortopédica minimamente invasivo em exposição na WAIC 2022, em Xangai, no leste da China
Escrito en GLOBAL el

Da integração e otimização industrial avançada e melhoria da produtividade à criatividade aplicada ao cotidiano, a inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel fundamental na promoção do desenvolvimento de alta qualidade na China. É uma força motriz para promover avanços nas ciência e na tecnologia com aplicação em diversos campos.

Uma mostra dos avanços da IA pode ser vista na Conferência Mundial de Inteligência Artificial de 2022 (WAIC, da sigla em inglês), que foi realizada durante três dias em Xangai, centro financeiro da China, e encerrada no sábado (2).

O evento teve como tema "Conectividade Inteligente Infinito Multiverso" e contou com a participação de mais de 200 expositores como empresas de chips de computação, de tecnologia holográfica imersiva e de terminais interativos inteligentes. Mais de 30% dos expositores participaram pela primeira vez e mais de 40% eram de fora de Xangai e do exterior.

Logo na entrada do salão de exposições uma tela exibia personagens em uma antiga embarcação de bronze que mostrava um dos múltiplos usos da IA: um sistema de reconhecimento que atraiu muitos visitantes. As palavras inscritas pelo barco são pequenas e densas, e a superfície reflexiva é dobrada e irregular, o que torna extremamente difícil identificá-las.

Com o sistema de reconhecimento que utiliza IA, é possível reconhecer caracteres em cenários complexos por meio de tecnologias inteligentes de processamento de imagem e processamento de linguagem e traduzi-los para caracteres chineses modernos. O sistema também pode pontuar frases para ajudar os leitores a entender melhor o significado.

Outra atração que fez sucesso entre o público foi o robô salva-vidas, que recentemente resgatou um menino que estava se afogando e foi elogiado como "o poder da ciência e da tecnologia" pelos internautas, apareceu na conferência. O robô tem diversos conjuntos de sistemas inteligentes de entrega e dispositivos de monitoramento de vídeo de alta precisão, que podem resolver muitos problemas durante resgates realizados por humanos.

Tecnologia digital é destaque na CIFTS 2022

Xinhua - Centro Nacional de Convenções da China durante a CIFTIS 2022 em Pequim, capital da China.

A tecnologia digital é destaque na Feira Internacional de Comércio de Serviços da China de 2022 (CIFTIS), que está sendo realizada na capital chinesa, Pequim. O evento oferece ao público a mostra de aplicativos digitais apresentados por empresas da China e do exterior como atrações principais. 

De acordo com os dados das Nações Unidas, a proporção de serviços digitais globais no comércio total de serviços aumentou de 48% em 2011 para 63,6% em 2020.

A computação em nuvem, a Internet das Coisas, inteligência artificial, blockchain e outras tecnologias digitais penetraram em todos os aspectos da produção, circulação e consumo, permitindo que o comércio de serviços entre na "via rápida" digital.

O vasto oceano do comércio de serviços digitais da China forneceu um enorme potencial de mercado global. Durante o período do 13º Plano Quinquenal (2016-2020), o comércio digital da China aumentou 47,4%.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Comércio em agosto, no primeiro semestre de 2022, as importações e exportações de serviços da China atingiram 2,89 trilhões de yuans (cerca de 419 bilhões de dólares), um aumento de 21,6% ano a ano.

Entre eles, a exportação de serviços de telecomunicações, informática e informação aumentou 16,3%, tornando-se uma área onde a exportação de serviços intensivos em conhecimento cresceu rapidamente.

No primeiro semestre de 2022, a indústria de serviços da China usou 537,13 bilhões de yuans de capital estrangeiro, um aumento anual de 9,2%.

A CIFTIS deste ano atraiu mais de 400 empresas da Global Fortune 500 e empresas líderes do setor para participar da feira offline.
 

Mais fácil, seguro e brilhante: novos equipamentos apoiam taikonautas durante as caminhadas espaciais 

Xinhua - Taikonauta da Shenzhou-14 Liu Yang (E) retorna ao módulo de laboratório da estação espacial Wentian após concluir atividades extraveiculares.

Os taikonautas Chen Dong e Liu Yang iniciaram a primeira caminhada espacial deles na quinta-feira (31) e concluíram todas as tarefas extraveiculares às 00h33 (horário de Pequim) na sexta-feira (1). Outras missões da China no espaço realizaram outras quatro caminhadas espaciais também. Ao longo de seis horas eles estiveram fora da cabine da Shenzhou-14, no vazio do espaço em trajes brancos e contaram com o suporte de várias ferramentas para concluir a missão com êxito.

Auxiliados pelo taikonauta Cai Xuzhe dentro do módulo de laboratório, a dupla completou uma série de tarefas, incluindo a instalação do conjunto de bombas estendidas do módulo de laboratório Wentian, o levantamento da câmera panorâmica do módulo de laboratório e a verificação da capacidade de transferência independente e retorno de emergência para a nave espacial.

Saída maior

Em comparação com os astronautas chineses que os antecederam, os taikonautas da Shenzhou-14 saíram de uma porta maior para o espaço. De acordo com a Agência Espacial Tripulada da China, o diâmetro da escotilha de saída do módulo central é de 0,85 metros, enquanto o do módulo Wentian chega a 1 metro, o que permitiu que os taikonautas vestindo trajes espaciais inflados passassem mais facilmente.

Linha da vida mais longa

Uma das peças de equipamento mais vitais para impedir que os taikonautas flutuem para o espaço é uma corda de segurança, o equivalente a uma simples corda que conectado os trajes espaciais à espaçonave. Quando o taikonauta Shenzhou-7 Zhai Zhigang realizou a primeira caminhada espacial da China em 2008, uma corda de um metro de comprimento fixo foi sua salvação.

Para caminhadas espaciais na estação espacial, cientistas chineses desenvolveram um novo cabo de aço retrátil, que garante uma conexão segura de mais de 10 metros entre taikonautas e naves espaciais. A linha de vida também pode suportar irradiação, partículas e uma diferença de temperatura de quase 200 graus Celsius no espaço.

Sistema mais inteligente

Graças a duas lâmpadas fora do módulo de laboratório Wentian, os taikonautas Shenzhou-14 realizaram operações extraveiculares em um ambiente mais brilhante do que em missões anteriores.

Além de guiar os caminhantes espaciais na escuridão do universo, o sistema de iluminação Wentian também forneceu aos taikonautas condições de iluminação favoráveis ??no interior.

Ao contrário da Terra, os taikonautas experimentam cerca de 14 amanheceres e entardeceres por dia em órbita, o que pode causar mudanças nos relógios biológicos, provavelmente resultando em distúrbios do sono, fadiga e redução da eficiência do trabalho.

O sistema de iluminação permite que eles controlem as luzes internas por meio de um aplicativo de telefone celular, para que possam alternar entre os modos de sono, trabalho, exercício e outros modos para evitar desconforto durante o voo espacial de seis meses.

A China lançou a espaçonave Shenzhou-14 em 5 de junho. A tripulação completou tarefas como organizar carga, testar equipamentos e conduzir experimentos científicos na estação espacial em construção.

China comemora 77º aniversário do Dia da Vitória sobre o Japão

CFP - Bombeiros prestam homenagem ao falecido no Songhu Kangzhan Memorial Hall, Xangai, China (13/8/22)

A China promoveu no sábado (3) memoriais em todo o país para celebrar o 77º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista.

No distrito de Shijingshan, em Pequim, oficiais distritais, oficiais do Exército de Libertação Popular (ELP) e representantes estudantis fizeram uma viagem de campo a um local que abriga uma torre de armas construída por invasores japoneses. Eles também visitaram um veterano de guerra chinês de 97 anos que lhes contou histórias sobre a resistência contra o Japão.

Em Xangai, dezenas de pessoas se reuniram no Songhu Kangzhan Memorial Hall, construído em memória da primeira batalha em larga escala durante a resistência contra a agressão japonesa, e prestaram homenagem silenciosa àqueles que sacrificaram suas vidas em defesa da China.

O governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) também realizou uma cerimônia oficial para comemorar a data. O evento, realizada no Jardim Memorial da Prefeitura da cidade, incluiu tocar e cantar o hino nacional da China, hastear a bandeira nacional e a bandeira de Hong Kong, silêncio em luto e reverência em homenagem.

O Japão assinou a rendição formal na Segunda Guerra Mundial em 2 de setembro de 1945, meio mês depois de anunciá-la. Em 2014, a China declarou 3 de setembro um dia para o país marcar sua vitória sobre o Japão.

Mais alta legislatura da China conclui sessão do comitê permanente

Xinhua - Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente da APN preside a reunião de encerramento da 36ª sessão do 13º Comitê Permanente da APN no Grande Salão do Povo em Pequim, capital da China (2/9/22)

O Comitê Permanente da 13ª Assembleia Popular Nacional (APN) concluiu a 36ª sessão na sexta-feira (2), em Pequim.

Na reunião de encerramento, os legisladores votaram pela adoção de uma lei sobre fraude de telecomunicações e online e a lei revisada sobre Qualidade e Segurança de Produtos Agrícolas.

Também foi aprovada a troca de ministros durante a reunião. Jin Zhuanglong foi nomeado ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, em lugar de Xiao Yaqing. Wang Xiangxi foi nomeado ministro da Gestão de Emergências, substituindo Huang Ming.

O presidente chinês, Xi Jinping, assinou três ordens presidenciais para promulgar as leis e a decisão.

Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente da APN, presidiu a reunião de encerramento.

A reunião aprovou um relatório sobre as qualificações dos deputados e as listas de nomes dos membros dos conselhos eleitorais para os deputados da 14ª APN das Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e de Macau.

Os legisladores votaram para remover Zhang Chunsheng do cargo de membro da Comissão Nacional de Supervisão e nomear Ying Yong como vice-procurador-geral da Suprema Procuradoria Popular e membro do comitê de procuradoria.

Outros projetos de lei relacionados ao pessoal também foram aprovados na reunião.

Dirigindo-se à reunião de encerramento, Li pediu aos legisladores que se concentrem no trabalho geral do Partido Comunista da China (PCCh) e do país no cumprimento de seus deveres. Ele pediu esforços para preparar o terreno para o próximo 20º Congresso Nacional do PCCh com ações concretas.

Li presidiu uma reunião do Conselho de Presidentes do Comitê Permanente da APN antes da reunião de encerramento e uma palestra para legisladores após a reunião de encerramento.

Ferrovia de alta velocidade Fuzhou-Xiamen avança na construção

Xinhua - Obra da ponte marítima de Quanzhou Bay

A ponte marítima de Quanzhou Bay, ferrovia de alta velocidade que ligará as cidades Fuzhou a Xiamen, na província de Fujian, sudeste da China, terá um grande impacto na região quando estiver concluída. Com uma velocidade projetada de 350 km por hora, espera-se que a ferrovia de alta velocidade Fuzhou-Xiamen de 277 km reduza o tempo de viagem da capital da província, Fuzhou, até a atração turística Xiamen, em uma hora.