CHINA EM FOCO

16 de outubro: data do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China

Comitê Central do PCCh definiu calendário e programação do mais importante evento político do país

Créditos: CGTN - Congresso do PCCh deste ano será no dia 16 de outubro.
Escrito en GLOBAL el

O Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) definiu a data de realização do 20º Congresso Nacional do PCCh: 16 de outubro, na capital Pequim. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira (30), presidida pelo presidente chinês, Xi Jinping, que é também o secretário-geral do Comitê Central do PCCh. 

Foi definida ainda a data para realização da sétima sessão plenária do 19º Comitê Central do PCCh, no dia 9 de outubro, em Pequim. 

O 20º Congresso Nacional do PCCh é um evento de grande importância que será realizado em um momento crucial tanto para o partido quanto para o país. Ocorre quando a China  embarca em uma nova jornada para a construção de um país socialista moderno em todos os aspectos e avança para alcançar a Meta do Segundo Centenário.

O congresso erguerá a grande bandeira do socialismo com características chinesas, defenderá o marxismo-leninismo, o pensamento de Mao Zedong, a teoria de Deng Xiaoping e dos três representantes - representação do requisitos para o desenvolvimento das forças produtivas avançadas da China, orientação da cultura avançada chinesa e os interesses fundamentais da maioria do povo chinês - e as perspectivas científicas sobre o desenvolvimento. Além de implementar completamente o pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo com características chinesas para a Nova Era.

O congresso fará um balanço do trabalho do PCCh nos últimos cinco anos, assim como grandes conquistas e experiência valiosa do Comitê Central do partido sob a liderança do presidente Xi do Partido e do povo chinês de todos os grupos étnicos para defender e desenvolver o socialismo com características chinesas na Nova Era.

O congresso examinará detalhadamente a situação internacional e doméstica e vai apreender de forma abrangente os novos requisitos para o desenvolvimento da causa do PCCh e do país na nova jornada da Nova Era, bem como as novas expectativas do povo chinês.

O evento formulará planos de ação e políticas importantes, mobilizará todos os membros do Partido e pessoas de todos os grupos étnicos em todo o país para firmar a confiança na história, fortalecer a iniciativa histórica, inovar com base no que foi feito e avançar corajosamente.

Todos os membros do Partido e pessoas de todos os grupos étnicos em todo o país serão mobilizados para continuar avançando o Plano Integrado das Cinco Esferas e a Estratégia Abrangente em Quatro Pontas de maneira coordenada, impulsionando a prosperidade comum para todos, avançando o grande novo projeto do Partido construir e promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

O Plano Integrado das Cinco Esferas é um roteiro para a construção do socialismo chinês e a promoção do desenvolvimento humano completo e do progresso social. Espera-se que os esforços tragam novos patamares em todas as dimensões do progresso material, político, cultural e ético, social e ecológico, e tornem a China um grande país socialista moderno que é próspero, forte, democrático, culturalmente avançado, harmonioso e belo. Esse plano reflete a compreensão mais profunda do PCCh sobre os princípios básicos para o progresso coordenado em todos os setores e o socialismo com características chinesas, encampando os interesses fundamentais e as aspirações compartilhadas do povo chinês.

Já a Estratégia Abrangente em Quatro Pontas consiste na construção de forma abrangente de uma sociedade moderadamente próspera, aprofundar totalmente a reforma, governar de forma abrangente a nação de acordo com a lei e de forma abrangente e rigorosa o PCCh.

Todos os membros do Partido e pessoas de todos os grupos étnicos em todo o país estarão mobilizados para trabalhar juntos para transformar a China em um país socialista moderno em todos os aspectos e promover o grande rejuvenescimento da nação chinesa em todas as frentes.

Um novo Comitê Central do PCCh e uma nova Comissão Central de Inspeção Disciplinar do partido serão eleitos no congresso. Todo o trabalho preparatório para o evento está ocorrendo sem problemas e os preparativos devem ser continuados com seriedade para garantir um congresso bem-sucedido, de acordo com a reunião. 

Xi Jinping se encontra com funcionários públicos modelo

Xinhua - Líderes do PCCh e do Estado Xi Jinping, Li Keqiang, Wang Huning e Han Zheng se reúnem com representantes de funcionários públicos modelo que estão em Pequim para participar de uma cerimônia de premiação nacional no Grande Salão do Povo (30/8/22)

O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu com representantes de funcionários públicos em Pequim que participaram de uma cerimônia de premiação nacional nesta terça-feira (30). Ele os encorajou a cumprir a missão e assumir as responsabilidades com dedicação.

A cerimônia contou com a presença do primeiro-ministro da China, Li Keqiang; do membro do Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh),  Wang Huning; do vice-primeiro-ministro, Han Zheng; e de todos membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh.

Xi e os outros líderes conversaram com os representantes no Grande Salão do Povo e tiraram uma foto de grupo com eles. Um total de 397 indivíduos e 198 grupos de funcionários públicos foram premiados pela excelência do trabalho.

China pede aos EUA que descongelem ativos afegãos

O Ministério das Relações Exteriores da China pediu aos Estados Unidos que devolvam ativos afegãos congelados em bancos estadunidenses, já que 25 milhões de cidadãos do Afeganistão ainda estão presos na pobreza.

O pedido foi feito nesta terça-feira (30) pelo porta-voz da pasta, Zhao Lijian, ao comentar sobre uma pesquisa feita pela rede de notícias chinesa CGTN que aponta que quase quatro em cada cinco pessoas no Afeganistão acreditam que a guerra dos EUA contra o país não atingiu seu objetivo e foi um "fracasso completo".

Zhao observou que 78,2% dos entrevistados afegãos disseram que derrubar o governo de um país soberano em nome do combate ao terrorismo era "completamente errado". Ele ressaltou que, globalmente, 80,4% dos entrevistados acreditam que as causas do terrorismo local ainda existiam quando as tropas dos EUA deixaram o Afeganistão.

Em resposta ao congelamento de US$ 7 bilhões em ativos pertencentes ao banco central afegão pelos EUA, 74,1% dos entrevistados afegãos disseram que era "puramente saques", destacou Zhao.

A guerra liderada pelos EUA causou um aumento de organizações terroristas no Afeganistão e trouxe inúmeras barreiras para a reconstrução do país, mesmo após a retirada das tropas dos EUA há um ano, observou Zhao.

Os EUA devem ser responsáveis ??pela situação atual no Afeganistão e responder às vozes fortes do povo afegão e da comunidade internacional, finalizou.

Revisão do projeto de lei chinês fortalece a proteção dos habitats da vida selvagem

Um projeto de revisão da lei chinesa propôs o fortalecimento da proteção dos habitats da vida selvagem e estipula responsabilidades dos governos em diferentes níveis no trabalho de conservação.

O projeto de revisão da Lei de Proteção da Vida Selvagem foi apresentado nesta terça-feira (30) à Comissão Permanente da Assembleia Popular Nacional para segunda leitura.

Governos no nível provincial ou acima devem designar importantes habitats de vida selvagem como parte de parques nacionais e outras áreas protegidas, para proteger, restaurar e melhorar o ambiente de vida dos animais selvagens, diz o esboço.

De acordo com a proposta, os governos no nível do condado ou acima devem avaliar os impactos na vida selvagem e nos habitats da vida selvagem ao fazer planos de desenvolvimento, para prevenir ou reduzir possíveis consequências adversas.

China faz sólido progresso na segurança da produção e alívio de desastres em 10 anos

A China reduziu significamente os acidentes de trabalho e melhorou a eficácia do socorro a desastres na última década em meio aos esforços para fortalecer a resposta abrangente de emergência. 

O balanço dos resultados foi anunciado pelo  vice-ministro do Ministério de Gerenciamento de Emergências, Zhou Xuewen, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (30). Ele afirmou que o número de acidentes de trabalho diminuiu continuamente no país durante esse período.

Em 2021, o número de acidentes de trabalho caiu 56,8% em relação a 2012, e o número de mortos caiu 45,9% na última década. Durante o período 2013-2021, o número de pessoas mortas ou desaparecidas e habitações danificadas em desastres naturais em média a cada ano diminuiu 87,2% e 87,4%, respectivamente, em relação ao período 2000-2012.

A proporção de perdas econômicas diretas causadas por desastres naturais no PIB da China em média a cada ano também caiu 61,7% entre 2013-2021, em comparação com o período de 2000-2012, acrescentou Zhou.

A China estabeleceu um sistema abrangente de resposta a emergências, que facilita a consulta conjunta e a avaliação de riscos entre as autoridades relevantes e integra a prevenção de riscos e o alívio de desastres.

Fortaleceu os sistemas de alerta precoce e resposta rápida em nível local para se preparar bem para desastres naturais e garantir a segurança das pessoas, ao mesmo tempo em que implementou uma administração rigorosa de longo prazo da segurança no local de trabalho, pontuou Zhou.

Ele também observou que o país melhorou a capacidade das equipes de resposta a emergências e plataformas de comando, bem como suporte material e de tecnologia da informação.

Museu do Palácio em Pequim anuncia programa de bolsas

Xinhua - Museu do Palácio em Pequim.

O Museu do Palácio em Pequim lançou um projeto de intercâmbio acadêmico de longo prazo para aprimorar diálogos culturais transfronteiriços e o entendimento mútuo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29). 

O projeto Taihe Visiting Scholar Fellowship Program beneficiará pesquisadores de instituições acadêmicas e museus nacionais e estrangeiros e promoverá a internacionalização dos estudos em torno do Museu do Palácio.

O museu foi o palácio imperial da China entre 1420 a 1911, também conhecido como Cidade Proibida, abriga mais de 1,86 milhão de relíquias culturais e continua sendo o maior complexo arquitetônico antigo sobrevivente do mundo feito de madeira.

Taihe Dian, ou o Salão da Suprema Harmonia, onde as cerimônias mais importantes eram realizadas durante os anos imperiais, é a construção palaciana de mais alto nível da Cidade Proibida.

O programa de bolsas patrocina anualmente acadêmicos do exterior para realizar três a seis meses de pesquisa no museu. Até cinco acadêmicos internacionais virão ao museu em 2023.

Vários pesquisadores do Museu do Palácio serão patrocinados pelo programa para permanecer de três a 12 meses em instituições no exterior para os próprios projetos acadêmicos. Até cinco pesquisadores estarão envolvidos nesse programa no próximo ano.

As inscrições para o programa já podem ser feitas através do site do museu. O prazo para inscrições vai até dia 20 de outubro.

O programa inclui gestão de museus, conservação de relíquias, organização de exposições, pesquisa científica, digitalização e desenvolvimento de produtos culturais.

A iniciativa é patrocinada pela Fundação de Caridade Ng Teng Fong, com sede em Hong Kong, que cooperou com o Museu do Palácio em vários projetos importantes, como restauração de arquitetura antiga, educação de jovens e treinamento especializado. A fundação fornecerá cerca de 12,8 milhões de yuans (US$ 1,85 milhão) para apoiar os primeiros cinco anos do programa, de 2023 a 2027.

Com informações da CGTN, China.org e Xinhua