CHINA EM FOCO

China pede atenção aos riscos de acidentes em usina nuclear ucraniana

Embaixador chinês Geng Shuang, vice-representante permanente do país asiático no Conselho de Segurança da ONU, pediu à Rússia e à Ucrânia que exerçam o máximo de contenção em Zaporizhzhia

Créditos: CFP - Um soldado russo patrulha o território da usina nuclear de Zaporizhzhia em Energodar, Ucrânia (1º/5/22)
Escrito en GLOBAL el

O vice-representante permanente da China no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), Geng Shuang, pediu que Rússia e Ucrânia - países em conflito armado há seis meses - exerçam o máximo de contenção e minimizem o risco de acidentes na usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada no sul do território ucraniano. 

O enviado chinês afirmou que é desconcertante que a usina nuclear ainda esteja sob bombardeio nos últimos dias. Geng observou que, embora o bombardeio ainda não represente uma ameaça imediata à segurança da usina, isso pode mudar a qualquer momento. O embaixador citou o apontamento feito pelo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.

"Não há espaço para tentativa e erro quando se trata de segurança e proteção de instalações nucleares. Qualquer incidente isolado pode levar a um grave acidente nuclear com consequências irreversíveis para o meio ambiente e a saúde pública da Ucrânia e seus países vizinhos."
Vice-representante permanente da China no Conselho de Segurança da ONU, Geng Shuang

O diplomata chinês destacou que a China mais uma vez pede às partes envolvidas que exerçam o máximo de contenção. Ele instou que Rússia e Ucrânia cumpram rigorosamente a lei internacional, implementem seriamente os pilares propostos pela AIEA, evitem ações que possam pôr em perigo a segurança e proteção nuclear e minimizem o risco de acidentes.

Em discurso feito nesta terça-feira (23), Geng ressaltou que a China sempre apoiou a AIEA no cumprimento de suas responsabilidades de salvaguardas em estrita conformidade com seu mandato e em desempenhar um papel ativo na promoção da segurança e proteção nuclear. Nas atuais circunstâncias, observou, é necessário que a agência realize uma visita ao local da usina nuclear de Zaporizhzhia o mais rápido possível para fazer uma avaliação profissional e técnica da situação de segurança e proteção.

A China tomou nota de que tanto a Rússia quanto a Ucrânia fizeram declarações positivas sobre a missão. O governo chinês espera que todas as partes envolvidas eliminem os obstáculos políticos, fortaleçam a comunicação e a colaboração, adiram a uma abordagem orientada a questões e cheguem a um acordo sobre o momento e os detalhes da visita o mais rápido possível, comentou.

"Para lidar com a questão da segurança e proteção das instalações nucleares, devemos aderir à ciência e racionalidade, ao espírito de humanidade, comunicação e cooperação, e ir além de posições políticas, diferenças hostis e considerações militares. Não devemos permitir que as tragédias dos acidentes nucleares de Chernobyl e Fukushima sejam repetidos", afirmou Geng.

Para eliminar fundamentalmente os riscos de segurança nuclear da usina nuclear de Zaporizhzhia, a comunidade internacional deve trabalhar para a redução da situação de maneira responsável, intensificar os esforços diplomáticos e as soluções políticas, orientar as partes de volta ao diálogo e à negociação e alcançar um cessar-fogo e a cessação das hostilidades o mais cedo possível, disse.

A China mais uma vez pede a todas as partes envolvidas que acomodem as preocupações legítimas de segurança umas das outras, construam uma arquitetura de segurança equilibrada, eficaz e sustentável e façam esforços incansáveis ??para a resolução adequada da crise na Ucrânia e alcance de paz e estabilidade duradouras na região, finalizou.

China classifica visita de legislador japonês à Taiwan de "nojenta"

O Ministério das Relações Exteriores da China classificou como "nojenta" a visita do legislador japonês Keiji Furuya à região chinesa de Taiwan. O comentário foi feito por meio de um comunicado do órgão divulgado nesta terça-feira (23). 

Furuya, legislador do Partido Liberal Democrata do Japão e presidente do Conselho Consultivo do Nikkakon, grupo de extrema direita japonês, está no território insular chinês para uma visita que começou na segunda-feira ( 22) e terminou nesta quarta-feira (24), quando teve um encontro com Tsai Ing-wen.

O comunicado da chancelaria chinesa ressaltou que a visita do político japonês à ilha ocorre mesmo após as severas diligências da China, que alertou que o ato interfere grosseiramente nos assuntos internos do país, viola o princípio de 'Uma só China' e o espírito das relações bilaterais sino-nipônicas.

O ministério acrescentou que a viagem de Furuya envia um sinal seriamente errado às 'forças separatistas' em defesa da 'independência de Taiwan e que a China tomará medidas resolutas e fortes para defender a soberania nacional e a integridade territorial. 

A mensagem relembrou ainda que o Japão já manteve Taiwan sob domínio colonial por meio século e que o país é historicamente responsável pelos erros graves contra o povo chinês e tem mais motivos para ser prudente nas próprias palavras e ações.

O Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado do governo chinês também expressou firme oposição à visita do legislador japonês.

Na terça, o porta-voz Ma Xiaoguang exortou o lado japonês a ter uma profunda reflexão sobre a história, valorizar a grande sensibilidade da questão de Taiwan e agir com prudência sobre o tema.

Ma também alertou o Partido Democrático Progressista (DPP, da sigla em inglês) que as provocações em conluio com forças externas para buscar a 'independência de Taiwan' estarão fadadas ao fracasso.

Regulador chinês convoca plataformas de carona e pede correções

O Ministério dos Transportes da China convocou onze plataformas de carona online, e as instou a revisar e corrigir operações comerciais depois que o governo identificou vários problemas. O anúncio foi feito na segunda-feira (22).

As principais plataformas chinesas de carona, incluindo DiDi Chuxing, Gaode e Caocao Chuxing, estão entre as empresas que foram convocadas. As questões apontadas pelo órgão incluem violação de direitos e interesses legítimos de funcionários e passageiros, além de ocultação de riscos de segurança. 

O Ministério dos Transportes informou ter encontrado esses problemas por vários meios, incluindo monitoramento da indústria, telefonemas e cartas do público e relatos da mídia. A pasta pediu que as empresas realizem investigações e retificações aprofundadas dos potenciais riscos de estabilidade e fortaleçam o gerenciamento de segurança operacional.

No mês passado, a China encerrou uma investigação de um ano sobre a DiDi Global por violar a privacidade do usuário. A empresa com sede em Pequim foi multada em 8,026 bilhões de yuans (US$ 1,19 bilhão) e o CEO, Cheng Wei, e o presidente, Liu Qing, foram multados em 1 milhão de yuans cada.

De acordo com a Administração do Ciberespaço da China, a DiDi processou ilegalmente uma enorme quantidade de mais de 64 bilhões de informações pessoais.

Em fevereiro, as regras revisadas de revisão de segurança cibernética da China entraram em vigor e passaram a exigir que as plataformas online que lidam com informações pessoais de mais de um milhão de usuários passem por uma revisão de segurança cibernética antes de buscar ofertas públicas iniciais (IPOs) em um país estrangeiro.

China lança satélite Beijing-3B

CFP - A China lança um foguete Longa Marcha-2D do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, Província de Shanxi, China (24/8/22)

A China lançou nesta quarta-feira (24) um foguete Longa Marcha-2D e colocou mais um satélite no espaço. Codificado Beijing-3B, o satélite foi lançado às 11h01 (horário de Pequim) do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na província de Shanxi, no norte, e logo entrou na órbita predefinida.

O novo satélite será usado principalmente para fornecer serviços de sensoriamento remoto nas áreas de gestão de recursos terrestres, levantamento de recursos agrícolas, monitoramento ambiental e aplicações urbanas.

Esta foi a 434ª missão de voo da série de foguetes Longa Marcha, disse o centro de lançamento. O país lançou o satélite Beijing-3A no dia 11 de junho de 2021.

Conheça seis curiosidades sobre o 'Fim do Calor' na China

China Daily

O calendário solar tradicional chinês divide o ano em 24 termos solares, equivalente a quatros estações do ano para o Ocidente (primavera, verão, outono e inverno). Nesta terça-feira (23) teve início o 'Fim do Calor', que é o 14º termo solar do ano, que vai até o dia 6 de setembro.

Observar a mudança de paisagem

China Daily

O 'Fim do Calor' é a temporada de colheita movimentada para os agricultores chineses e  implica que na maioria das partes da China o verão está indo embora e o outono está chegando. Mas em algumas áreas, especialmente no sul do país, a estação outonal ainda vai demorar e o calor continua. As regiões além da Grande Muralha entrarão no outono no início de setembro. As pessoas podem apreciar a paisagem, pois ela muda gradualmente do verão para o outono.

Sofrer de cansaço de outono

China Daily

Há um ditado chinês que diz: "As pessoas tendem a sentir sono na primavera, cochilar no verão e se sentir cansadas no outono". À medida que o clima fica frio durante o 'Fim do Calor', muitas pessoas se sentirão lentas e cansadas, o que é chamado de 'cansaço do outono'. É um sinal de que o corpo humano precisa de descanso, já que as pessoas consumiram energia em excesso no verão. Durma o suficiente, faça mais exercícios e mantenha as plantas dentro de casa para ajudar.

Curtir as nuvens

China Daily

Quando chega o 'Fim do Calor', o calor do verão se foi. Nuvens no céu se espalham formando diferentes formas. Há um ditado que diz: "Aproveitando as nuvens de várias formas em julho e agosto (mês lunar)."

Apreciar a floração do cereus noturno

China Daily

O cereus noturno, também conhecido como pitaia branca, é uma flor cheia de mistérios, que muitas vezes floresce durante o período do 'Fim do Calor'. Isso porque o clima durante o esse termo solar, caracterizado por dias quentes e noites frias, é semelhante ao dos desertos tropicais. O cereus noturno é originário dos desertos tropicais que existem em países da América Latina como Brasil e México. Eles florescem à noite para evitar o sol escaldante do dia.

Degustar pato

China Daily

O pato tem um sabor doce e, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, tem uma natureza "cool", ou seja, fria. Uma tradição popular é comer pato durante o período do 'Fim do Calor'. Existem muitas receitas para cozinhar pato como assado, cozido com limão, defumado com molho de nozes e salteado com rebentos de gengibre. A tradição de comer esse acepipe durante o período do 'Fim do Calor' ainda é popular na China.

Celebrar o Festival da Temporada de Pesca

China Daily

Para os pescadores, o 'Fim do Calor' é uma época de pescaria. Durante este período, o Festival da Temporada de Pesca é realizado em regiões ao longo da costa do Mar da China Oriental, na província de Zhejiang. O festival é realizado no dia em que termina a proibição de pesca e os pescadores podem recomeçar a pescar. Devido às altas temperaturas no mar, os estoques de peixes permanecem e amadurecem. As pessoas podem desfrutar de muitos tipos de frutos do mar durante este período.

Com informações da CGTN e China Daily

 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar