CHINA EM FOCO

China vai elaborar o primeiro padrão global de novo sistema de energia renovável

País lidera há muito anos a capacidade instalada e geração de energia de fontes renováveis e vai servir de exemplo para outras nações do mundo

Créditos: CFP - Estação Hidrelétrica Nyingchi, na Região Autônoma do Tibet, sudoeste da China.
Escrito en GLOBAL el

A China vai elaborar o primeiro padrão internacional para o novo sistema de energia (NEPS, da sigla em inglês). Ao contrário do sistema tradicional, com a produção energética a partir do carvão, o NEPS utiliza recursos renováveis, como vento, luz, energia nuclear e biomassa. Trata-se do principal método para promover a transformação de energia limpa e de baixo carbono e alcançar a neutralidade de carbono.

O anúncio da liderança da China foi feito pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, da sigla em inglês), durante o Fórum de Padronização Internacional de 2022, realizado em Nanjing, província de Jiangsu, leste da China, no dia 20 de agosto. 

De acordo com a IEC, a China tem liderado há muito anos a capacidade instalada e geração de energia de fontes renováveis. O país também lidera o mundo em escala industrial e tamanho do mercado de energia eólica, fotovoltaica e baterias de lítio.

A comissão internacional informou que incluirá os conceitos propostos pela China no seu plano estratégico, incluindo pico de carbono e neutralidade de carbono, transformação de energia e sistema de energia com zero carbono.

Nos próximos cinco anos, a IEC estabelecerá de um a dois comitês de novas tecnologias e estabelecerá de 10 a 20 padrões internacionais.

China toma diversas medidas para combater onda de calor sem precedentes

CFP - Trabalhadores da State Grid verificam e consertam cabos no condado de Tongjiang, cidade de Bazhong, província de Sichuan (21/8/22)

Cidades na China implementaram uma série de medidas para combater a onda de calor em andamento e mitigar a escassez de energia ou água e os incêndios florestais.

Na província de Sichuan, no sudoeste da China, autoridades locais iniciaram uma resposta de emergência de primeiro nível, a mais alta do gênero, no domingo (21). Cidades da região enfrentavam temperaturas mais altas, chuvas mais baixas e demanda de energia mais alta desde julho.

A resposta emergencial exige que as demandas das famílias sejam atendidas antes das da produção industrial. As medidas que limitam a eletricidade a alguns usuários industriais foram estendidas até quinta-feira (25).

A State Grid, fornecedora de energia, aumentou o fornecimento diário de energia para Sichuan para 132 milhões de kWh e um total de 50 veículos geradores de energia de emergência de 13 regiões provinciais, incluindo Pequim, Jiangsu e Zhejiang, chegaram a Chengdu, a capital da província.

Além disso, a China Energy Investment Corporation está desviando o abastecimento de água para um grande rio em Sichuan para que as usinas de energia locais possam aumentar a capacidade.

Seis geradores na maior usina de carvão de Sichuan, em Guang'an, estão operando em plena capacidade desde 1º de agosto. A usina pode produzir até 2,4 milhões de kWh de energia a cada hora. A planta estima que a capacidade total para agosto será mais de 300% maior do que no mesmo mês de 2021.

O município vizinho de Chongqing está experimentando seu clima quente mais severo desde 1961. Técnicos agrícolas locais visitaram produtores de hortaliças de porta em porta no distrito de Bishan do município para oferecer orientação individual sobre a redução de possíveis perdas causadas pela alta temperatura. Eles instalaram vários equipamentos de refrigeração, como guarda-sóis, ventiladores e cortinas de água.

Vários incêndios florestais causados ??pela seca persistente e ondas de calor foram apagados em Chongqing. Mais de 5.000 equipes de resgate, incluindo bombeiros, forças armadas e equipes de resgate, além de sete helicópteros, foram mobilizados para apagar os incêndios. Mais de 1.500 pessoas foram evacuadas para locais seguros.

Em toda a China, cerca de 809.000 pessoas estão enfrentando dificuldades para obter água potável, de acordo com o Ministério de Recursos Hídricos. Governos em áreas como Sichuan, Chongqing e Guizhou estão transportando água, ampliando oleodutos e criando novas fontes de água.

Em uma cidade próxima à cidade de Enshi, em Hubei, o governo local destinou 4,5 milhões de yuans (US$ 660 mil) a um fundo especial para combater a seca. Eles construíram uma tubulação de 5,8 quilômetros para canalizar a água da rede da cidade para cinco vilarejos.

Cientistas chineses são agraciados com Prêmio de Ciência do Futuro 2022

Três cientistas chineses receberam o Prêmio de Ciência do Futuro 2022, o primeiro de ciência não-governamental chinês organizado por grupos de cientistas e empresários. A premiação foi realizada no  domingo (21) 

O professor da Universidade de Tsinghua Li Wenhui ganhou o prêmio em ciências da vida por descobrir o receptor do vírus da hepatite B e D. A descoberta pode ajudar a desenvolver medicamentos mais eficazes para tratar essas doenças.

O vencedor do prêmio em ciências físicas foi Yang Xueming, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências. Ele desenvolveu técnicas de feixe molecular de nova geração com alta resolução e sensibilidade.

O professor da Universidade de Hong Kong Ngaiming Mok ganhou o prêmio em matemática e ciência da computação por desenvolver a teoria das variedades de tangentes racionais mínimas em geometria algébrica.

Fundado em 2016, o Prêmio de Ciência do Futuro tem o objetivo de impulsionar a pesquisa em ciência básica e premia cientistas que fizeram realizações de pesquisa significativas na parte continental da China, Hong Kong, Macau e Taiwan.

Vinte e sete cientistas, incluindo o famoso cientista agrícola Yuan Longping, o físico Xue Qikun e o biólogo Shi Yigong receberam o prêmio até agora.

China divulga resultados de investigação sobre ilustrações de livros de matemática

O Ministério da Educação da China anunciou nesta segunda-feira (22) os resultados de uma investigação sobre ilustrações problemáticas em livros didáticos de matemática para alunos do ensino fundamental publicados pela People's Education Press (PEP).

De acordo com uma declaração da pasta, as ilustrações de interesse público não estavam em conformidade com as preferências estéticas do público no estilo geral de pintura, e algumas delas não atendiam aos altos padrões profissionais para a produção de ilustrações. Alguns desenhos apresentavam erros e outros tinham o potencial de causar mal-entendidos.

Um total de 27 pessoas foram responsabilizadas por abandono do dever, informou o ministério. O órgão acrescentou que os serviços de Wu Yong, designer de capas Lyu Min e Lyu Jingren, bem como suas oficinas, não seriam mais usados ??para o design de livros didáticos nacionais e ilustração.

O PEP concluiu a recriação das ilustrações dos livros didáticos de matemática para alunos do ensino fundamental e está fazendo todos os esforços para garantir que os novos livros estejam disponíveis antes do início do novo semestre em setembro de 2022.

Algumas outras ilustrações problemáticas circuladas online, de acordo com a declaração do ministério, não eram de livros didáticos de matemática da escola primária do PEP e também serão corrigidas.

O órgão informou que lançou uma revisão de ilustrações e conteúdo em livros didáticos, materiais suplementares e de leitura extracurricular para escolas de ensino fundamental e médio em todo o país.

Filme finlandês é o grande vencedor do Festival de Cinema de Pequim

BJIFF - Timo Sysiö, diplomata da embaixada da Finlândia em Pequim, recebe o prêmio de melhor longa-metragem em nome do diretor Teemu Nikki do presidente do júri do Tiantan Award, Li Xuejian, e do apresentador convidado Zhang Yimou, durante a cerimônia de premiação. (20/8/22)

O filme finlandês "O cego que não queria ver o Titanic" levou para casa o prêmio de Melhor Longa-Metragem do estimado Tiantan Award na gala de encerramento do 12º Festival Internacional de Cinema de Pequim (BJIFF) no sábado.

O filme, escrito e dirigido por Teemu Nikki, recebeu o prêmio do presidente do júri Li Xuejian e do apresentador convidado Zhang Yimou, um dos diretores mais renomados da China. Um diplomata da embaixada da Finlândia em Pequim aceitou o prêmio em nome do diretor, que se conectou ao evento e comemorou via link de vídeo.

O filme traz a perspectiva de um cego, Jaakko, que usa uma cadeira de rodas. Depois que a amada de longa distância recebe notícias terríveis, ele decide viajar ao encontro dela, apesar de sua condição e depende de estranhos para obter ajuda. 

O longa-metragem da Finlândia  também recebeu o prêmio de Melhor Ator Principal para Petri Poikolainen e Melhor Roteiro. O papel principal foi feito sob medida para Poikolainen, que, como seu personagem, perdeu a visão e muito da mobilidade.

Os vencedores do Prêmio Tiantan deste ano foram principalmente internacionais. Apesar de três filmes chineses na corrida, a única vitória chinesa foi Wu Yanshu, de 84 anos, que recebeu o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em "Canção da Primavera", de Yang Lina. O filme relata a história de uma mãe de 85 anos cuidando de sua filha de 65 anos com Alzheimer.

O festival recebeu 1.450 inscrições de filmes nacionais e estrangeiros para concorrer ao Prêmio Tiantan. Após um rigoroso processo de seleção, 16 filmes foram selecionados para os prêmios, decididos por um júri liderado por Li Xuejian e com membros internacionais, incluindo o diretor chinês Frant Gwo, o diretor britânico Malcolm Clarke, a diretora argentina Lucrecia Martel, o diretor italiano Michelangelo Frammartino, a atriz chinesa Qin Hailu e o diretor e ator chinês Wu Jing.

Smart China Expo abre em Chongqing, com foco em tecnologia inteligente

Xinhua - Uma mulher toca "Go", ou "Weiqi", com um robô durante a Smart China Expo 2022 em Chongqing, sudoeste da China (22/8/22)

A Smart China Expo 2022 foi inaugurada nesta segunda-feira (22) no município de Chongqing, província de Sichuan, sudoeste da China. O evento atraiu mais de 500 expositores nacionais e estrangeiros para mostrar as mais recentes conquistas em tecnologia inteligente.

Com o tema "Tecnologia Inteligente: Empoderando a Economia, Enriquecendo a Vida", a exposição de três dias realizará uma série de atividades, incluindo 20 fóruns, mais de 120 atividades de lançamento de novos produtos e tecnologias e dez competições.

Um total de 130 estandes de exposição online e seis áreas de exposição offline foram criados para a exposição.

Os expositores apresentarão no evento mais de 1.500 cenários de aplicação em mais de 30 campos, incluindo fabricação inteligente e transporte inteligente.

A exposição, realizada anualmente em Chongqing desde 2018, é uma plataforma para promover o intercâmbio global de tecnologias inteligentes e a cooperação internacional na indústria inteligente.

Com informações da Xinhua, CGTN e China.org