Dois órgãos do governo chinês se pronunciaram nesta quinta-feira (2) contra qualquer forma de intercâmbio oficial entre Estados Unidos e Taiwan.
O Ministério do Comércio da China protestou contra a chamada "Iniciativa EUA-Taiwan no Comércio do Século 21" e expressou fortes objeções. O Ministério das Relações Exteriores chinês também pediu que o governo estadunidense cumpra estritamente o princípio de Uma só China e cesse qualquer forma de intercâmbio oficial com Taiwan.
As declarações dos porta-vozes de Pequim ocorrem em resposta ao lançamento da Iniciativa EUA-Taiwan sobre o Comércio do Século 21 nesta quarta-feira (1). A vice-representante comercial dos Estados Unidos, Sarah Bianchi, e o ministro de Taiwan, sem pasta, John Deng, durante uma reunião virtual, lançaram a iniciativa EUA-Taiwan.
A medida tem o objetivo de desenvolver formas concretas de aprofundar a relação econômica e comercial, avançar as prioridades comerciais mútuas com base em valores compartilhados e promover a inovação e incluindo o crescimento econômico para trabalhadores e empresas.
O porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, reiterou que os EUA devem seguir o princípio de Uma só China, respeitar a lei internacional e as normas básicas das relações internacionais.
Além disso, alertou Gao, Washington deve lidar com prudência com suas relações econômicas e comerciais com a região de Taiwan e evitar enviar sinais errados para a 'independência de Taiwan'.
"A China se opõe firmemente a qualquer forma de intercâmbio oficial entre Taiwan e países que tenham laços diplomáticos com a China, incluindo a negociação e assinatura de acordos com implicações soberanas e natureza oficial", observou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, em entrevista coletiva.
Zhao disse que os EUA têm feito movimentos frequentes sobre a questão de Taiwan recentemente. Em essência, todos eles estão violando o princípio de Uma só China, encorajando as forças separatistas da "independência de Taiwan" e perturbando a paz e a estabilidade no estreito.
"Existe apenas uma China no mundo, e Taiwan é uma parte inalienável do território da China. O governo da República Popular da China é o único governo legal que representa toda a China", disse Zhao.
O porta-voz observou que não são apenas consensos alcançados pela comunidade internacional, mas também compromissos solenes assumidos pelos EUA com a China.
A insistência dos EUA em jogar a "carta de Taiwan" apenas arrastará a China-EUA. relações em perigo, alertou Zhao.
"Também temos este aviso severo às autoridades do Partido Democrático Progressista de Taiwan: pare de buscar a 'independência de Taiwan' solicitando o apoio dos EUA o mais rápido possível. Caso contrário, quanto mais alto você pular, mais difícil cairá", disse Zhao.
Terceiro terremoto atinge cidade do sudoeste da China
A cidade de Ya'an, na província de Sichuan, sudoeste da China, foi atingida por um terceiro terremoto de magnitude de 3,2, na manhã desta quinta-feira (2), de acordo com o instituto que acompanha as atividades sísmicas no país, o China Earthquake Networks Center. O local já havia sido atingido por dois terremotos na noite de quarta-feira.
O trabalho de resgate continua depois que quatro pessoas morreram e outras 41 ficaram feridas nos dois primeiros terremotos. As mortes e os feridos ocorreram nos condados de Lushan e Baoxing, respectivamente, e um dos feridos está em estado grave.
Mais de 800 reforços municipais foram organizados para realizar busca e resgate, tratamento de feridos, interdição de estradas e realocação de pessoas afetadas pelo terremoto.
Até às 5 da manhã desta quinta-feira, 200 tendas, mil colchas e 200 luzes de tenda foram enviadas para os condados. Há ainda 61 abrigos temporários, 34 no condado de Baoxing e 27 no condado de Lushan,criados para realocar 12.722 pessoas afetadas pelo desastre.
Um total de 13.081 pessoas na cidade foram afetadas pelos terremotos, enquanto 135 casas foram seriamente danificadas e 4.374 casas foram levemente danificadas, segundo autoridades locais.
Além disso, cinco usinas hidrelétricas no condado de Lushan foram danificadas e o pessoal relevante foi evacuado.
Atualmente, 69 veículos, 236 profissionais com 37 veículos aéreos não tripulados foram mobilizados para inspecionar 1.953 locais potenciais de perigos geológicos dentro e ao redor das áreas atingidas pelo terremoto e implementar medidas de prevenção de desastres para evitar novos desastres naturais causados ??por terremotos e chuvas.
Taxa de vacinação contra a Covid-19 entre idosos aumenta na China
Mais de 218 milhões de chineses com 60 anos ou mais, ou 82,66% dos idosos do país, foram totalmente vacinados contra a Covid-19.
De acordo com um funcionário da Comissão Nacional de Saúde, Lei Zhenglong, a cobertura vacinal de idosos representa um aumento de cerca de 1 milhão de pessoas em relação a 10 dias atrás. Entre eles, mais de 169 milhões receberam uma injeção de reforço.
Primeira usina de energia inteligente entra em operação na China
A primeira usina de energia inteligente da China que utiliza energia solar e das marés para gerar eletricidade foi conectada à rede elétrica na última segunda-feira (31).
A plena operação da usina na província de Zhejiang, leste da China, marca as novas conquistas do país na utilização dos recursos de energia marinha e no desenvolvimento e construção de sua rede de novas energias.
Localizada no município de Wugen, na cidade de Wenling, a usina tem capacidade instalada de 100 megawatts, de acordo com a China Energy Investment Corporation (China Energy), uma gigante do setor de energia.
A produção anual de geração de energia excederá 100 milhões de kWh, o suficiente para atender à demanda anual de eletricidade de cerca de 30 mil residências urbanas. A capacidade de geração de eletricidade da usina pode economizar mais de 31 mil toneladas de carvão padrão e reduzir as emissões de dióxido de carbono em quase 85 mil toneladas por ano, em comparação com usinas convencionais de carvão.
A planta faz uso de tecnologias de inspeção de veículos aéreos não tripulados e sistemas de diagnóstico de Inteligência Artificial.
Iniciativa do Cinturão e Rota, um impulso para o desenvolvimento global
A Iniciativa do Cinturão e Rota já conta até o momento com a adesão de 149 países e 32 organizações internacionais. Lançada em 2013 pelo presidente chinês, Xi Jinping, a medida tem se tornado "um cinturão de prosperidade" e "um caminho para a felicidade" que beneficia pessoas em todo o mundo.
China lança nove satélites comerciais ao espaço
A China lançou nesta quinta-feira (2) um foguete transportador Longa Marcha-2C para colocar um grupo de nove satélites comerciais no espaço.
A constelação Geely-01, composta por nove satélites, foi lançada às 12h (horário de Pequim) do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China, e entrou na órbita predefinida.
De propriedade da GeeSpace, uma subsidiária do Geely Technology Group, a constelação de satélites será usada principalmente para pesquisar e validar tecnologias, como serviços de viagem de veículos inteligentes conectados e interação veículo/telefone celular e satélite. Também fornecerá suporte de dados para a proteção do meio ambiente marinho.
Esta foi a 422ª missão de voo da série de foguetes Longa Marcha.
Mais de 3 milhões de passageiros usam linha de metrô construída na China no Vietnã
Mais de 3,1 milhões de passageiros usaram a linha de metrô Cat Linh-Ha Dong, construída na China, na capital vietnamita, Hanói, desde o primeiro dia de operação comercial em novembro do ano passado.
A primeira linha de metrô do Vietnã tem um número médio de passageiros diários de 21 mil a 22 mil durante a semana e de 25 mil a 30 mil nos finais de semana.
O trem está no horário 99,98% do tempo. Os passageiros diários com um passe mensal representam até 60% dos viajantes e até 80% durante as horas de ponta.
Existem agora 54 linhas de ônibus conectadas à ferrovia elevada urbana Cat Linh-Ha Dong, com 16 linhas em cada uma das duas extremidades da linha férrea e oito a nove linhas em estações intermediárias.