O presidente chinês, Xi Jinping, disse ao presidente russo, Vladimir Putin, durante um telefonema nesta quarta-feira (15), que todas as partes devem trabalhar para resolver a crise na Ucrânia "de maneira responsável".
Durante o telefonema, Xi reiterou a disposição da China de ajudar a resolver a situação ucraniana com uma solução negociada. Pequim está disposto a trabalhar com Moscou para continuar apoiando um ao outro em seus respectivos interesses centrais em matéria de soberania e segurança.
O lado chinês está pronto para trabalhar com o lado russo para impulsionar o desenvolvimento estável e de longo prazo da cooperação bilateral prática, pontuou Xi.
Ele observou que, desde o início deste ano, as relações bilaterais entre China e Rússia mantêm um sólido impulso de desenvolvimento diante da turbulência e das transformações globais.
A China e a Rússia se aproximaram cada vez mais nos últimos anos. Em fevereiro, Putin e Xi assinaram uma ampla parceria estratégica. O acordo vai aprofundar a coordenação estratégica entre os dois países e fortalecer a comunicação e a coordenação em organizações internacionais e regionais importantes como os Estados Unidos, a Organização das Nações Unidas, o BRICS e a Organização de Cooperação de Xangai, completou o presidente chinês.
Na última sexta-feira (10), a Rússia e a China abriram uma nova ponte transfronteiriça no Extremo Oriente. A ponte Heihe-Blagoveshchensk foi aberta ao tráfego e criou um novo canal de conexão entre os dois países. A obra é mais um passo para o progresso constante na cooperação econômica e comercial entre os dois países, comentou Xi.
A China também está disposta a trabalhar com a Rússia para promover a solidariedade e a cooperação entre países de mercados emergentes e nações em desenvolvimento. Xi acrescentou que o objetivo é impulsionar o desenvolvimento da ordem internacional e da governança global em direção a uma direção mais justa e razoável.
Xi Jinping enfatiza firme adesão da China para o desenvolvimento dos direitos humanos
O presidente chinês Xi Jinping enfatizou a adesão inabalável ao caminho de desenvolvimento dos direitos humanos da China. Ele afirmou que se os direitos humanos são respeitados em um país não pode ser julgado pelos critérios de outros.
Xi fez as observações em um artigo sobre o desenvolvimento dos direitos humanos na China. O texto será divulgado nesta quinta-feira (16) na 12ª edição em 2022 do Qiushi Journal, uma publicação emblemática do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh)
Desde o 18º Congresso Nacional do PCCH, em 2012, o respeito e a proteção dos direitos humanos são uma importante agenda de governança nacional e provocou conquistas históricas na causa dos direitos humanos da China, comenta Xi.
Na prática de fazer avançar a causa dos direitos humanos, a China tem traçado um caminho de desenvolvimento dos direitos humanos consistente com a tendência dos tempos e adequado às condições da nação, sublinhou Xi. Ele acrescentou que a afinidade com o povo é a característica mais significativa do caminho da China para o desenvolvimento dos direitos humanos.
Xi também observou seis características principais do desenvolvimento dos direitos humanos na China: defender a liderança do Partido, respeitar a posição principal do povo, partir das realidades nacionais, defender os direitos à subsistência e ao desenvolvimento como direitos humanos primários e básicos, salvaguardar os direitos humanos de acordo com a lei e participar da governança global de direitos humanos.
Economia da China mostra bom momento de recuperação em maio
A economia da China superou gradualmente os impactos negativos da epidemia de Covid-19, com os principais indicadores mostrando melhora marginal em maio. A declaração foi feita pelo porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas, Fu Linghui, nesta quarta-feira (15).
"A economia está mostrando um bom momento de recuperação", disse Fu em entrevista coletiva. Ele alertou que a recuperação econômica ainda enfrenta muitas dificuldades e desafios.
O investimento em ativos fixos aumentou 6,2% nos primeiros cinco meses, em comparação com um ganho de 6,8% nos primeiros quatro meses.A produção industrial cresceu 0,7% em maio em relação ao ano anterior, depois de cair 2,9% em abril.
As exportações da China aumentaram 15,3% ano a ano em maio, quebrando as expectativas, à medida que as fábricas foram reiniciadas e os problemas logísticos diminuíram.
A taxa de desemprego urbano pesquisado em todo o país caiu para 5,9% em maio, de 6,1% em abril. As vendas no varejo caíram 6,7% ano a ano em maio, em comparação com um declínio de 11,1% em abril.
“O consumo ainda está se recuperando das consequências da epidemia e continuará o ritmo com o emprego permanecendo estável”, disse Fu.
"Espera-se que a China registre um crescimento econômico razoável no segundo trimestre se a epidemia for efetivamente controlada e as medidas pró-crescimento entrarem em vigor", disse o porta-voz.
Olhando para o futuro, o país coordenará efetivamente a prevenção da epidemia com o desenvolvimento econômico e social, intensificará os ajustes de macropolíticas e fará todos os esforços para garantir a implementação de políticas pró-crescimento para promover uma recuperação econômica sustentada, afirmou Fu.
Supercomputador chinês e inteligência artificial podem acelerar a descoberta de medicamentos
Usando inteligência artificial (IA) e um dos supercomputadores mais rápidos do mundo, cientistas chineses estão projetando produtos químicos desconhecidos que podem ser usados ??clinicamente no futuro.
O supercomputador Tianhe-2, instalado na província de Guangdong, no sul da China, foi classificado como um dos 10 computadores mais rápidos do mundo. O equipamento tem sido usado como plataforma para descoberta de medicamentos. Agora, algoritmos baseados em IA tornam a máquina ainda mais inteligente.
Cientistas da Universidade Sun Yat-sen e da startup de IA Galixir, com sede em Pequim, juntamente com os do Instituto de Tecnologia da Geórgia e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, divulgaram um kit de ferramentas prático de aprendizado para prever os caminhos biossintéticos para produtos naturais (NP) utilizando o Tianhe-2.
Os produtos naturais são a principal fonte de descoberta clínica de medicamentos. Mais de 60% dos medicamentos de pequenas moléculas aprovados pela FDA nos Estados Unidos são NPs ou seus derivados.
Além disso, o supercomputador chinês Tianhe-2 tem sido amplamente utilizado para promover pesquisas em saúde e medicina. O equipamento, aliado à IA, é uma ferramenta capaz de discernir, por exemplo, tipos de câncer a partir de um modelo de triagem genética que pode descobrir sinais da doença entre populações de alto risco.
Tecnologia de jogos ajuda a preservar as milenares Grutas de Mogao
Foi inaugurado nesta quarta-feira (15) um laboratório de novas tecnologias com o objetivo de preservar e promover relíquias culturais das Grutas de Mogao, um Patrimônio Mundial da UNESCO em Dunhuang, província de Gansu, noroeste da China.
As Grutas de Mogao abrigam uma vasta coleção de obras de arte budistas com mais de duas mil esculturas coloridas e 45 mil metros quadrados de murais.
Desde 2017 a Academia de Dunhuang e a gigante da internet Tencent cooperam para a criação de uma série de produtos populares. O laboratório recém-inaugurado é resultado dessa parceria.
A expectativa do laboratório é combinar os 20 anos de experiência da empresa de tecnologia em técnicas de computação gráfica e tecnologia de jogos com renderizações digitais das grutas milenares para criar produtos culturais e inovadores.
As últimas conquistas das duas partes incluem uma duplicação virtual da Caverna da Biblioteca, uma das cavernas das Grutas de Mogao com 60 mil relíquias culturais raras que foram desenterradas.
De acordo com Li Hang, diretor executivo do projeto com a Tencent, os visitantes poderão entrar no mundo virtual para conhecer a história da construção das Grutas de Mogao e vários aspectos da vida na China antiga, além de interagir com as figuras históricas dos murais.
"A combinação com pesquisa acadêmica e tecnologia avançada dará um novo impulso para o desenvolvimento de produtos criativos que atendam à necessidade do público por cultura tradicional", observou o diretor da Academia de Dunhuang, Su Bomin.
Cantora folk chinesa promete fazer "canções de montanha" serem ouvidas em todo o mundo
A cantora folk Sa Lina, 36, abriu várias contas de mídia social para promover mundo afora a arte popular Hua'er, um tipo de música folclórica executada por grupos étnicos do noroeste da China e conhecida como "canções da montanha".
Hua'er, que literalmente significa flor em chinês, usa um tom alto e distinto e tem sido extremamente popular em Qinghai, Gansu, Ningxia e Xinjiang, na China, por centenas de anos. O gênero de canções folclóricas chinesas foi inscrito pela UNESCO na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2009.
Depois de se formar na escola secundária em 2005, Sa retornou ao condado natal de Haiyuan, Região Autônoma de Ningxia Hui, noroeste da China, e tornou-se membro de uma trupe de arte local.
Desde então, a cantora se dedicou a dominar a arte popular desde a imitação de performances anteriores, estudando sua origem e história, até aprender as técnicas e habilidades usadas nas performances.
Em 2010, ela cantou uma canção Hua'er durante uma festa de gala na véspera do Ano Novo Lunar chinês e ganhou atenção nacional. Aos 27 anos, ela foi nomeada herdeira de Hua'er, tornando-se a mais jovem herdeira do patrimônio cultural imaterial em nível regional na época.
Sa criou uma escola de arte em 2014, que oferece cursos de treinamento de Hua'er gratuitamente. Ela também dá palestras de canto regularmente em escolas públicas e comunidades e beneficia dezenas de milhares de pessoas.
Para seu orgulho, um aluno dela cantou uma canção Hua'er na popular série dramática de TV "Minning Town", que trouxe ainda mais a arte folclórica local tradicional ao cenário nacional.
Sa acredita que, para atrair jovens ouvintes, alguns elementos da música pop devem ser adequadamente integrados à música folclórica tradicional.