Os Estados Unidos (EUA) devem agir imediatamente para investigar violações de direitos humanos contra povos indígenas, buscar reparação para as vítimas de genocídio e eliminar completamente a discriminação. O pedido foi feito pelo ministro da missão chinesa na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra (Suíça), Jiang Duan.
Jiang fez a declaração durante a 49ª sessão da ONU Conselho de Direitos Humanos (UNHRC) na segunda-feira (28). Em sua fala, ele solicitou que organizações internacionais de direitos humanos - como o UNHRC e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) - tomem medidas contra o genocídio baseado em raça nos EUA.
O ministro chinês comentou que o governo estadunidense deve mudar as leis e políticas relacionadas à violações contra os direitos humanos dos nativos americanos, que foram expulsos de suas terras e massacrados durante a chamada Expansão para o Oeste, quase 100 anos após a fundação do país.
"Sua população diminuiu de 5 milhões no final do século 15 para 237.000 no início do século 20", disse Jiang. Ele acrescentou que na atualidade muitos nativos americanos vivem em reservas isoladas e desoladas nos EUA.
Muitas crianças indígenas foram enviadas à força para "escolas residenciais" ou famílias adotivas brancas para assimilação, e muitas delas foram abusadas até a morte, completou.
O genocídio nos EUA não é apenas uma questão histórica, mas também um problema de racismo sistêmico de longo prazo e contínuo. Hoje, os nativos americanos, com a menor expectativa de vida e as maiores taxas de pobreza entre os grupos éticos nos EUA, sofrem discriminação generalizada e sistêmica nos EUA e são marginalizados nos campos político, econômico, cultural e outros, finalizou Jiang.
China impulsionará desenvolvimento verde da Iniciativa Cinturão e Rota
A Iniciativa Cinturão e Rota da China é uma plataforma para investimentos chineses em ferrovias, portos e rodovias em todo o mundo conhecida como “a nova Rota da Seda”. O gigante asiático anunciou que promoverá o desenvolvimento verde desse projeto para aumentar a cooperação em várias áreas com os países parceiros até 2025 e formar um padrão até 2030.
O anúncio da nova diretriz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China foi feito nesta segunda-feira (28).
A cooperação em energia limpa será aprofundada à medida que a China incrementa o incentivo às empresas de energia solar e eólica a se globalizarem, e promove a cooperação tecnológica nas áreas como energia renovável, energia nuclear avançada, redes inteligentes e energia de hidrogênio.
Enquanto isso, veículos de nova energia e planos de transporte inteligente serão promovidos ao longo do Cinturão e Rota, o impulso de desenvolvimento dos trens de carga China-Europa será consolidado e a logística verde será avançada.
A China vai otimizar continuamente a estrutura comercial e desenvolver o comércio de produtos verdes com alta qualidade, tecnologia e valor agregado.
A colaboração no enfrentamento das mudanças climáticas e das finanças verdes também será intensificada.
Tibete celebra 63º aniversário do Dia da Emancipação dos Servos
Em 28 de março de 1959 cerca de um milhão de pessoas de todos os grupos étnicos do Tibete, na China, foram libertadas. Nesta data foi realizada uma reforma democrática, sob a liderança do Partido Comunista da China (PCCh), que acabou com a servidão feudal sob a teocracia tibetana. Esses servos ganharam liberdade e dignidade, tornando-se mestres do país, da região e do próprio destino.
Durante a celebração do 63º aniversário do 'Dia da Emancipação dos Servos', o presidente do governo popular da Região Autônoma do Tibete, no sudoeste da China, Yan Jinhai, garantiu que o local manterá estabilidade prolongada e desenvolvimento de alta qualidade.
Yan discursou pela televisão na noite de domingo (27) para marcar a data da libertação do povo tibetano. Ele comentou que ao longo desses 63 anos, o Tibete testemunhou um grande progresso. "O que demonstra plenamente a incomparável superioridade do sistema de socialismo com características chinesas", afirmou.
A reforma democrática no Tibete estabeleceu o sistema socialista e eliminou a pobreza absoluta. Dados oficiais mostram que, em 2021, o PIB do Tibete ultrapassou 200 bilhões de yuans (US$ 31,4 bilhões), um aumento anual de cerca de 7%. As rendas pessoais disponíveis per capita urbanas e rurais no Tibete cresceram 13% e 14% respectivamente em 2021.
Ao todo, 693.300 agricultores e pastores locais encontraram empregos em 2021, gerando uma renda total de 5,81 bilhões de yuans. A expectativa média de vida no Tibete subiu para 72,19 anos em 2021, enquanto o comprimento total das estradas operacionais na região ultrapassou 120 mil quilômetros.
China reduz imposto de renda para pais de crianças menores de 3 anos
A China anunciou políticas de alívio fiscal para pais que criam crianças menores de 3 anos. Desde 1º de janeiro de 2022, a renda tributável individual desses pais pode ser reduzida em um total de 1.000 yuans (US$ 157) por mês para cada bebê.
A medida consta em uma circular do Conselho de Estado chinês emitida nesta segunda-feira (28). O documento informa que a dedução pode ser aplicada integralmente por um dos pais ou pode ser dividida uniformemente.
A política é a implementação de uma decisão sobre a melhoria das políticas de nascimento para promover o desenvolvimento populacional a longo prazo e equilibrado, que foi adotada pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Conselho de Estado em julho de 2021.
Cientistas chineses descobrem fungo marinho que pode degradar plástico
Pesquisadores do Instituto de Oceanologia da Academia Chinesa de Ciências encontraram uma espécie de fungo marinho que pode degradar com eficiência o polietileno e outros plásticos em apenas duas semanas. A descoberta é uma candidata promissora para oferecer novas soluções para a poluição por plástico no mundo.
A equipe de pesquisa liderada por Sun Chaomin coletou mais de mil pedaços de lixo plástico desde 2016. Os pesquisadores encontraram o fungo nessas amostras. Em cerca de quatro meses, o fungo pode fazer com que o plástico encolha e sua cor mude, gerando pequenos fragmentos.
A pesquisa confirmou que o fungo pode exibir uma eficiência de degradação de cerca de 95% e é inofensivo para o meio ambiente. A equipe solicitou uma patente nacional para o resultado do estudo.
Todos os anos, estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos chegam aos oceanos. Em forma de microplásticos acabam inseridos na cadeia alimentar global e representam uma grande ameaça ao ecossistema marinho.
Exposição reúne obras de artistas chineses e brasileiros em Brasília
Com obras criadas por importantes artistas chineses e brasileiros, a exposição “Atrás da Grande Muralha – Nova Arte Chinesa e Brasileira” pode ser visitada até o dia 22 de maio no Museu de Arte de Brasília (MAB). A mostra inédita foi idealizada para o público brasileiro e apresenta a diversidade da arte contemporânea chinesa, pouco conhecida no Brasil. As obras refletem sobre dilemas do mundo contemporâneo, como a pandemia. Além disso, mostra a relação que alguns artistas brasileiros estabelecem com a cultura chinesa.