CHINA EM FOCO

Retrospectiva: 10 principais notícias da China em 2022

Confira os fatos que marcaram a potência asiática ao longo do ano que chega ao fim

Créditos: Xinhua - Montagem
Escrito en GLOBAL el

Com 2022 chegando ao fim, confira 10 notícias que capturaram alguns dos eventos mais importantes da China ao longo do ano.

1. Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 e Paraolimpíadas

Xinhua - Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 no Estádio Nacional de Pequim, capital da China

Entre 4 e 20 de fevereiro e 4 e 13 de março, a China sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022. A capital nacional Pequim se tornou a primeira "cidade olímpica dupla" do mundo e os atletas chineses alcançaram os melhores resultados dos Jogos de Inverno do país.

Em 8 de abril, o presidente chinês, Xi Jinping, prestou homenagem aos que contribuíram para os eventos, saudou o espírito de ter em mente o quadro geral , ser confiante e aberto, enfrentar desafios, buscar a excelência e criar um futuro melhor juntos.

2. 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria

Xinhua - Helicópteros carregam a bandeira nacional da China e a bandeira da Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Em 1º de julho, foi realizada em Hong Kong a reunião comemorativa do 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria e a cerimônia de posse do sexto mandato do governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Xi fez um importante discurso no qual destacou que nos últimos 25 anos, o sucesso de "um país, dois sistemas" em Hong Kong ganhou reconhecimento em todo o mundo e foi testado repetidamente na prática. O princípio, disse o presidente, atende aos interesses fundamentais não apenas de Hong Kong e Macau, mas também de todo o país e da nação e observou que deve ser respeitado a longo prazo.

3. Resposta às tentativas separatistas de Taiwan

Xinhua - Aviões de guerra do Exército de Libertação do Povo Chinês conduzem operações durante exercícios de treinamento de combate conjunto ao redor da Ilha de Taiwan

A China mostrou determinação em esmagar qualquer tentativa de separatistas ou forças externas de buscar a "independência de Taiwan" após a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à região chinesa de Taiwan no início de agosto.

Ao reiterar sua posição consistente sobre a questão de Taiwan, a China conduziu uma série de exercícios conjuntos de treinamento de combate ao redor da Ilha de Taiwan. A China também impôs sanções a Pelosi e seus familiares imediatos e medidas punitivas aos secessionistas obstinados da "independência de Taiwan".

4. 20º Congresso Nacional do PCCh

Xinhua - Abertura do 20º Congresso Nacional do PCCh no Grande Salão do Povo em Pequim, em 16 de outubro de 2022. 

O 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) foi realizado em Pequim de 16 a 22 de outubro. A reunião produziu um plano para transformar a China em um país socialista moderno em todos os aspectos e promover o grande rejuvenescimento da nação chinesa em todas as frentes. Xi Jinping foi eleito para o terceiro mandato como secretário-geral do Comitê Central do PCCh e nomeado presidente da Comissão Militar Central do PCCh no primeiro plenário do 20º Comitê Central do PCCh em 23 de outubro.

5. Avanço histórico na construção de estação espacial

Xinhua - Módulo de laboratório da estação espacial chinesa Mengtian após concluir a transposição em órbita. 

O módulo de laboratório da estação espacial chinesa Mengtian se acoplou com sucesso ao módulo central Tianhe em 1º de novembro e depois completou sua transposição em órbita, formando a configuração básica em forma de T da estação espacial junto com Tianhe e o módulo de laboratório Wentian.

Em 30 de novembro, as tripulações Shenzhou-14 e Shenzhou-15 participaram de uma reunião histórica no espaço e, posteriormente, conduziram a transferência do controle da estação espacial, completando a primeira rotação de tripulação em órbita na história espacial da China. Como um laboratório espacial nacional, a estação espacial da China é capaz de realizar experimentos de pesquisa espacial em larga escala e novos testes tecnológicos.

6. Grandes avanços na diplomacia 

Xinhua - Xi Jinping participa da 17ª cúpula do G20 em Bali, Indonésia.

De 14 a 19 de novembro, Xi participou da 17ª Cúpula do Grupo dos 20 em Bali, Indonésia, e da 29ª Reunião de Líderes Econômicos da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em Bangcoc, e fez uma visita à Tailândia. Em Bali, Xi se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro encontro cara a cara entre os chefes de estado dos dois países nos últimos três anos.

Estas foram apenas parte de uma série de ações diplomáticas do chefe de Estado ao longo do ano de 2022, começando das Olimpíadas de Inverno de Pequim em fevereiro até a viagem de Xi ao Oriente Médio em dezembro.

Guiada pela diplomacia do chefe de estado, a diplomacia dos principais países da China com características chinesas continuou avançando a passos largos em 2022. Prezando os valores compartilhados da humanidade, implementando a Iniciativa de Desenvolvimento Global e a Iniciativa de Segurança Global e impulsionando a alta qualidade desenvolvimento da Iniciativa do Cinturão e Rota, a China forneceu certeza e energia positiva para o mundo.

7. Melhoria na vida das pessoas

Xinhua - O Gabinete de Informação do Conselho de Estado realiza um briefing sobre regimes de pensões privadas em Pequim, capital da China (25/4/22)

Diante do ressurgimento da epidemia e da pressão econômica este ano, a China colocou a garantia e a melhoria da vida das pessoas em uma posição mais proeminente e tomou uma série de medidas concretas para alcançar esse princípio.

Em 25 de novembro, a China lançou planos de previdência privada em 36 cidades e regiões do país.

A China também aumentou a pensão básica para aposentados, os subsídios para pessoas em dificuldade, bem como os subsídios para serviços básicos de saúde pública.

O país manteve estabilidade geral no emprego e nos preços. Também promoveu a revitalização rural após alcançar a vitória na batalha contra a pobreza, criando empregos para mais de 32 milhões de pessoas que saíram da pobreza.

8. Morte de Jiang Zemin

Xinhua - Memorial para Jiang Zemin no Grande Salão do Pessoas em Pequim, capital da China, 6 de dezembro de 2022. 

Em 30 de novembro, Jiang Zemin faleceu em Xangai aos 96 anos. Jiang foi aclamado como um líder destacado, gozando de grande prestígio reconhecido por todo o Partido, por todos os militares e pelo povo chinês de todas as etnias, um grande marxista, um grande revolucionário proletário, estadista, estrategista militar e diplomata, um comunista de longa data lutador e destacado líder da grande causa do socialismo com características chinesas. Ele foi o núcleo da terceira geração de liderança coletiva central do Partido e o principal fundador da Teoria das Três Representações. Uma reunião em memória de Jiang foi realizada em 6 de dezembro no Grande Salão do Povo em Pequim.

9. Estabilidade econômica é prioridade máxima 

Xinhua - Trabalhadores montam veículos em uma fábrica inteligente da Changan Auto em Chongqing, sudoeste da China

A China manteve a estabilidade econômica e social geral em 2022. Seu produto interno bruto cresceu 3% ano a ano nos três primeiros trimestres, e o agregado econômico para todo o ano deve ultrapassar 120 trilhões de yuans (cerca de 17 trilhões de dólares americanos).

Na Conferência Central de Trabalho Econômico realizada em meados de dezembro, o país destacou a busca por um progresso constante, garantindo a estabilidade econômica, prometendo medidas para alcançar uma melhoria geral em seu desempenho econômico no próximo ano.

10. Ajuste das políticas de resposta à Covid-19 

Xinhua - Mecanismo conjunto de prevenção e controle do Conselho de Estado anuncia ajustes da política de resposta à Covid-19.

Colocando a vida e a saúde das pessoas em primeiro lugar, a China vem otimizando as políticas de resposta à Covid-19 de maneira dinâmica diante de um novo coronavírus em constante mutação.

Em 10 de novembro, o Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh realizou uma reunião, que discutiu e organizou 20 medidas para otimizar ainda mais o trabalho de prevenção e controle de epidemias.

Em 7 de dezembro, a China ajustou ainda mais suas políticas de prevenção e controle de vírus com 10 novas medidas, mudando o foco da política da prevenção de infecções para a prevenção de casos graves.

Em 26 de dezembro, a China renomeou a nova pneumonia por coronavírus como nova infecção por coronavírus e decidiu rebaixar seu nível de gerenciamento de Covid-19 da atual Classe A para uma Classe B menos rígida, a partir de 8 de janeiro de 2023.

Imprensa chinesa destaca a morte de Pelé

CFP - Lenda do futebol brasileiro, Pelé morreu aos 82 anos.
 

A CGTN, um dos principais veículos de comunicação da China, destacou com uma longa matéria a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o brasileiro que era sinônimo de futebol e se tornou o maior jogador de todos os tempos e que morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos.

O portal ressaltou que Pelé foi um herói esportivo icônico no Brasil e em todo o mundo. "Pelé foi o único jogador a vencer a Copa do Mundo três vezes e vinha sofrendo de problemas renais e de próstata nos últimos anos. Ele foi readmitido no hospital no final de novembro por causa de uma infecção respiratória e vários problemas de saúde", registrou.

Covid-19: Como as alas de emergência na China lidam com o aumento de pacientes 

CFP - Equipe médica trabalha no departamento de emergência do Hospital Beijing Chaoyang

Desde a mudança na política da China de resposta à Covid-19 houve um aumento significativo no número de pacientes que procuram os hospitais, sendo a maioria dos doentes graves idosos com doenças subjacentes.

Em uma tentativa de não deixar nenhum paciente sem atendimento, os departamentos de emergência dos hospitais por todo o país transformaram salas de observação de emergência em uma zona intermediária para reduzir o tempo de espera.

Para tratar o maior número possível de pacientes, todo o pessoal de saúde e equipamentos médicos trabalharam dia e noite com total "eficácia de combate". Mas uma zona intermediária não é suficiente para suavizar o fluxo de trabalho, que é fundamental para um departamento de emergência.

Havia o temor de que houvesse uma corrida aos hospitais, que não aconteceu graças a ajustes nos hospitais. Cidades como Pequim construíram mais clínicas de febre temporárias, enquanto outras como Chongqing expandiram o departamento de tratamento de febre existente e realocaram médicos de outros departamentos para apoiar o tratamento da Covid.

Solução on-line

O governo chinês também expandiu os serviços médicos online para pacientes com Covid-19 em 12 de dezembro. Áreas como Pequim, Zhejiang e Hunan já colocaram a nova política em prática.

Os serviços médicos online podem fornecer orientação de consulta e medicação para mais pacientes que ficam em casa. As prescrições podem ser feitas online e os medicamentos entregues offline, o que pode aliviar a pressão dos médicos visitantes offline e evitar multidões em hospitais para reduzir o risco de infecções cruzadas.

Com informações da CGTN e Xinhua