CHINA EM FOCO

Meio Ambiente: Wuhan sedia diálogo sobre preservação de manguezais

Presidente chinês, Xi Jinping, discursou na abertura da COP14, realizada na capital da província de Hubei, no centro da China, para tratar de medidas para preservar as áreas úmidas do planeta

Créditos: Diário do Povo Online - Lago Leste em Wuhan, província de Hubei, centro da China.
Escrito en GLOBAL el

"Ao longo dos tempos, os seres humanos vivem na água, a civilização nasce com água e a produção e a vida humanas estão intimamente relacionadas com as zonas húmidas. Devemos aprofundar nossa compreensão, fortalecer a cooperação e promover conjuntamente a ação global sobre a proteção de áreas úmidas." Essa declaração foi proferida pelo presidente da República Popular da China, Xi Jinping, na cerimônia de abertura da 14ª Conferência das Partes da Convenção (COP14) sobre Zonas Úmidas, realizada em Wuhan, capital da província de Hubei, no centro da China

A fala de Xi foi feita por vídeo neste sábado (5) e intitulada "Valorização de Zonas Úmidas Guardiãs do Futuro - Promovendo a Ação Global para a Proteção de Zonas Úmidas". No discurso, ele ressaltou a necessidade de fortalecer o consenso global sobre as zonas úmidas.

Xi destacou que é preciso revigorar o temor da natureza, reduzir a interferência e a destruição das atividades humanas, manter as fronteiras de segurança ecológica das zonas húmidas e deixar as grandes zonas úmidas para as gerações futuras. 

O presidente chinês elencou os avanços da China na proteção de áreas úmidas do país com realizações históricas, como a construção de um sistema de proteção e promulgação da Lei de Proteção de Áreas Úmidas. 

O líder da segunda economia do mundo afirmou que potência asiática vai construir uma modernização da simbiose harmoniosa entre o homem e a natureza e promover o desenvolvimento de alta qualidade da proteção de áreas úmidas. 

Xi citou que a China formulou o "Plano de Layout Espacial do Parque Nacional", que criará sucessivamente vários parques nacionais, incorporará cerca de 11 milhões de hectares de zonas úmidas no sistema de parques nacionais e implementará planos nacionais de proteção de áreas úmidas e grandes projetos de proteção de áreas úmidas. 

"A China promoverá intercâmbios e cooperação internacional, estabelecerá um 'Centro Internacional de Manguezais' em Shenzhen e apoiará a organização do Fórum Global Costeiro. Vamos trabalhar juntos para escrever um novo capítulo na proteção global das zonas úmidas."
Presidente da República Popular da China, Xi Jinping 

Wuhan cidade úmida

Diário do Povo Online - Aves migratórias são observadas em um pântano no rio Fuhe, Wuhan, província de Hubei, centro da China

Wuhan recebeu o Credenciamento de Cidade Úmida da Convenção Ramsar em junho deste ano. Foi a primeira vez que uma cidade chinesa sediou a reunião e também a primeira vez que o evento foi realizado em uma cidade internacional de áreas úmidas.

Wuhan, conhecida como a "cidade dos rios e lagos" e "cidade dos pântanos" na China, abriga 166 lagos, 165 rios e 1.624 quilômetros quadrados de pântanos. As zonas húmidas cobrem 18,9% da área total da cidade. Além disso, a cidade também tem 63.500 hectares de pequenas e micro áreas úmidas, representando 7,41% da área total da cidade.

Nos últimos anos, Wuhan fez grandes esforços para promover a restauração ecológica das zonas úmidas com uma série de grandes projetos.

Até agora, a cidade construiu 10 parques pantanosos e cinco reservas naturais. Tem visto uma cobertura estável das zonas úmidas, a melhoria da qualidade da água, a restauração da ecologia das zonas úmidas e um aumento proeminente nos tipos e número de espécies de aves. Os ricos recursos das zonas úmidas têm contribuído para o desenvolvimento sustentável da cidade com mais de 10 milhões de pessoas.

A cidade sediou o principal local da COP14 perto do Parque Nacional Pantanal do Lago Leste de Wuhan. Situado no Lago Oeste, o maior lago urbano da China, o parque pantanoso abrange uma área total de 10,2 quilômetros quadrados, com 63,7% cobertos por zonas úmidas.

Recentemente, um local de reprodução dos patos de Baer, ??uma espécie de ave criticamente ameaçada sob proteção nacional de primeira classe na China, foi descoberto na Zona de Desenvolvimento de Alta Tecnologia do Lago Leste de Wuhan. Essa descoberta indicou a melhoria do ambiente pantanoso na cidade.

Emergência climática

A declaração de Xi Jinping durante a COP14 ocorreu às vésperas do início da COP27, que teve início neste domingo (6) e prossegue até o dia 18 de novembro em Sharm el-Sheikh, no Egito. Os países, entre eles a China e o Brasil, se reúnem para tomar medidas para alcançar as metas climáticas coletivas do mundo, conforme acordado no Acordo de Paris e na Convenção. 

Com base nos resultados e no impulso da COP 26 em Glasgow, na Escócia, no ano passado, espera-se que as nações demonstrem na COP27 que estão em uma nova era de implementação, transformando em ação seus compromissos sob o Acordo de Paris. 

A Cúpula de Implementação Climática de Sharm el-Sheikh ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro. De 15 a 18 de novembro terá lugar um segmento de alto nível com a presença principalmente de Ministros.

Com informações do Diário do Povo