CHINA EM FOCO | ESPECIAL CONGRESSO NACIONAL PCCH

Anunciada a lista dos integrantes do Comitê Central do PCCh, a espinha dorsal do partido que governa a China

Relação tem 205 titulares e 171 suplentes; também foi divulgada a nova composição da Comissão de Inspeção e Disciplina

Créditos: Xinhua - Delegados e delegadas participam da sessão de encerramento do 20º Congresso Nacional do PCCh no Grande Salão do Povo em Pequim, China
Escrito en GLOBAL el

Foi encerrado neste sábado (22) o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh). A nova composição do 20º Comitê Central do PCCh - formado por 376 integrantes, 205 titulares e 171 suplentes - e a 20ª Comissão Central de Inspeção Disciplinar do PCCh (CCDI) - com 133 integrantes - foi anunciada na sessão presidida pelo secretário-geral do partido, Xi Jinping.

Também foram adotadas uma resolução que endossa o relatório do 19º Comitê Central do PCCh e uma resolução sobre o relatório de trabalho da 19ª CCDI. 

O 20º Congresso Nacional do PCCh aprovou ainda uma resolução sobre uma emenda à Constituição do Partido, que integra o Pensamento de Xi Jinping ao estatuto do Partido. Essa mudança é bastante simbólica e oficializa uma nova etapa da construção do socialismo com características chinesas. 

Se durante a última década a China consolidou o cumprimento de tarefas objetivas, como o salto do desenvolvimento econômico e a eliminação da extrema pobreza, os próximos cinco anos darão mais ênfase a questões subjetivas, de consciência de classe, com esforço para  redução das desigualdades e incremento da classe média, por exemplo. 

No quinquênio que se inicia sob o comando do  20º Comitê Central do PCCh, os sinais indicam que a prioridade serão as questões subjetivas, relacionadas à consciência de classe, resgate do espírito revolucionário e da essência teórica do socialismo com características chinesas. 

A expectativa é que Xi, 69 anos, seja reconduzido ao cargo de secretário-geral pelo terceiro mandato de cinco anos neste domingo (24). Esta confirmação abre caminho para que ele ganhe um terceiro mandato como presidente da República Popular da China em março de 2023, durante a sessão da Assembleia Nacional Popular, o legislativo do país. 

Quem ocupa o palco

Ao longo da conferência mais importante do PCCh, que tem 96 milhões de filiados e é o maior partido político no poder do mundo, quem lidera as atividades é o Presidium do congresso em curso. Durante as solenidades de abertura e encerramento do 20º Congresso Nacional do PCCh foi possível observar que há uma arquitetura especial para acomodar essas lideranças partidárias.

No palco do Grande Auditório do Grande Salão do Povo há quatro blocos de mesas e cadeiras dispostas em um ângulo ascendente, como em um anfiteatro, e à frente, uma mesa comprida. Esses lugares são ocupados pelo Comitê Central do Presidium do 20º Congresso Nacional do PCCh e pelo seu Comitê Permanente.  

Os integrantes desse colegiado são escolhidos durante a sétima e última reunião do Comitê Permanente do Comitê Central do PCCh que encerra o mandato, neste caso, o 19o. Os nomes deste Presidium foram divulgados na véspera da abertura do Congresso Nacional. 

A quantidade de integrantes varia entre uma e outra edição, para a deste ano foram selecionadas 243 pessoas para o Comitê Central do Presidium e outras 46 para o Comitê Permanente. Na edição anterior do Presidium, o Comitê Permanente teve 42 pessoas; no 18o Congresso, foram 36 membros.

Os membros do Presidium são escolhidos entre os atuais membros do Birô Político e também entre os que já se aposentaram. O  Presidium desempenha a função de inspecionar todas as atividades do congresso em curso e apenas se reúnem ao longo da realização do mesmo. 

Além disso, esse Comitê Permanente do Presidium também exerce influência nas decisões políticas nos bastidores do PCCh. Há muitos deles que foram integrantes de Politburos anteriores que seguem atuando neste colegiado temporário ao longo de décadas. Trata-se de um mecanismo de manter a estabilidade política e o caminho do partido.

Nota dissonante

Durante a cerimônia de encerramento impecavelmente coreografada, uma nota fora de tom chamou a atenção da imprensa estrangeira. O ex-presidente chinês Hu Jintao foi inesperadamente retirado da cerimônia. 

Aos 79 anos, Hu deixou a primeira fila de membros do Comitê Permanente do Presidium. Ele teve breves conversas com seu sucessor, Xi, de quem estava sentado ao lado; e o primeiro-ministro, Li Keqiang, depois que os comissários falaram com ele. Não houve pronunciamento oficial sobre o ocorrido.