"BRIGUEM, DESGRAÇADOS!"

Trump e Musk iniciam guerra e trocam acusações: "sem mim, você não teria ganhado a eleição"

Lua de mel entre bilionários foi para Marte depois de projeto de lei que corta impostos nos EUA

Elon Musk e Donald Trump
Elon Musk e Donald TrumpCréditos: Official White House Photo by Molly Riley
Escrito en GLOBAL el

O bilionário Elon Musk reagiu com críticas nesta terça-feira (14) a declarações do presidente Donald Trump, abrindo uma guerra generalizada entre setores da extrema direita nos EUA.

Musk tem sido crítico ao projeto de lei de Trump que corta impostos, benefícios sociais e aumenta a dívida dos EUA. Trump afirmou que o empresário conhecia profundamente o projeto de lei de impostos e gastos recentemente aprovado pelo Congresso dos EUA.

“Falso! Esse projeto de lei nunca me foi mostrado nem uma única vez e foi aprovado na calada da noite tão rápido que quase ninguém no Congresso conseguiu sequer lê-lo”, escreveu Musk na rede social X.

O presidente também afirmou que a relação entre os dois, antes próxima, pode não se manter. “Elon e eu tínhamos uma ótima relação. Não sei se ela continuará assim”, disse Trump.

Musk chamou Trump de ingrato:"Trump teria perdido as eleições, os democratas controlariam a Câmara e os republicanos estariam 51 a 49 no Senado. Tanta ingratidão”, escreveu o bilionário, que doou bilhões de dólares para a campanha de Trump e de outros candidatos republicanos ao redor do país.

Entenda: Musk detona projeto orçamentário de Trump: ‘abominação repugnante’

O projeto tem sido alvo de críticas por prever um rombo fiscal nos EUA, aumentando a já impressionante dívida pública do país.

Segundo o Congress Bureau Office, agência governamental ligada ao parlamento dos EUA, o projeto deve elevar o déficit público dos EUA para cerca de US$ 2,5 trilhões.

O racha entre Trump e Musk

A divisão política entre Trump e Elon Musk vem desde o fim de maio, quando o bilionário anunciou que sairia do governo e do cargo extra-oficial de Secretário de Eficiência Governamental.

Musk queria ser indicado por Trump para a presidência da NASA, agência governamental que tem contratos bilionários com a SpaceX, uma das empresas do sul-africano. O republicano barrou a indicação.

Além disso, as receitas da Tesla, caíram 57% desde 2023. O valor de um Tesla usado caiu 7% em um ano, uma desvalorização acentuada na comparação com a depreciação comum do valor dos carros. Além disso, as ações da Tesla caíram 43% desde dezembro, o que causou perdas substanciais no patrimônio de Musk.

Nesta semana, Trump sugeriu que Musk teria ficado descontente com a retirada de subsídios federais para veículos elétricos — medida incluída no novo projeto de lei e que afeta diretamente os negócios da Tesla.

“Os veículos elétricos estão com dificuldades, e eles querem que a gente pague bilhões em subsídios. Elon está irritado com isso”, disse o presidente.

Temas

EUA
Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar