Ativistas italianos do Borne Media jogaram um caixão com o manequim do Jeff Bezos, dono da Amazon, no canal de Veneza, na Itália, durante um protesto contra o casamento do bilionário empresário com Lauren Sánchez.
Manifestações populares têm chamado atenção e acontecem desde o começo do mês e, desta vez, um boneco inflável com a imagem de Bezos, vestido com macacão de funcionário da Amazon e agarrado a uma caixa da empresa com punhados de dinheiro, foi visto flutuando pelos canais da cidade.
A figura, posicionada sobre uma balsa motorizada remotamente, cruzou o Grand Canal, passando sob a Ponte Rialto diante de turistas e gondoleiros. A ação foi organizada pelo grupo Borne Media e integra a campanha “No Space for Bezos”, que reúne mais de dez organizações locais, incluindo movimentos contra especulação imobiliária, turismo predatório e ativistas universitários.
Os protestos contam ainda com cartazes, faixas e adesivos espalhados pela cidade, e criticam não apenas a presença do fundador da Amazon, mas o modelo de cidade que permite ser “alugada” para bilionários, enquanto moradores enfrentam alta nos aluguéis, e os impactos do turismo massivo, além da perda de identidade local.
Veja o vídeo dos manifestantes, do começo do mês:
“Se você pode alugar Veneza para seu casamento, pode pagar mais impostos”, dizia uma faixa retirada pela polícia, em alusão às polêmicas práticas fiscais das grandes corporações. A figura do boneco simboliza a tensão entre o capital e os moradores locais, que vêm denunciando a transformação da cidade histórica em uma espécie de "playground" para os ultrarricos.
Apesar dos protestos, o prefeito Luigi Brugnaro celebrou a escolha da cidade como palco do casamento. “É uma honra que tenham escolhido Veneza. A cidade se mostra, mais uma vez, um palco global”, afirmou à imprensa italiana. Representantes do governo local minimizaram os atos, dizendo que “não representam a maioria da população”.
Entre os famosos que já desembarcaram em Veneza para o casamento estão Kim Kardashian, Kris Jenner, Tom Brady, Orlando Bloom, Khloé Kardashian e Diane von Furstenberg.
Veja o vídeo divulgado pela Al Jazeera, do boneco do Jeff Bezos: