John Prevost, irmão de Robert Prevost, o cardeal norte-americano que se tornou Papa, sob o nome Leão XIV, deu uma entrevista à emissora NBC Chicago, dos EUA, nesta sexta-feira (9), e contou uma história totalmente surreal envolvendo o pontífice, ocorrida há poucos dias.
Assim que a morte de Francisco foi anunciada, na manhã de 21 de abril, por óbvio, Robert Prevost começou a pensar sobre como seria participar do conclave que escolheria um novo papa. Ele havia se tornado cardeal em 2023, o que é considerado pouco tempo, pelo menos não o suficiente para se habituar com todos os rituais e exigências desse altíssimo posto da Igreja Católica.
Te podría interesar
Diante da situação, e notando a apreensão do irmão, John conversou com Robert e questionou se ele se sentia pronto para tal tarefa, de participar de uma cerimônia tão importante, e se sabia pelo menos se comportar no conclave. Antes de ouvir a resposta, ele sugeriu: “Você assistiu ao filme Conclave para saber como se comportar, Robert?”.
Para sua surpresa, o cardeal que agora é o Papa Leão XIV respondeu que sim. Pois é, Robert Prevost confirmou que tinha acabado de assistir ao longa Conclave, que venceu um Oscar na edição deste ano, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, justamente para se preparar para algo que ele não sabia muito bem como encarar.
Te podría interesar
Mas a coisa não para por aí. John relatou ao irmão, no mesmo diálogo, que havia alguns dias que ele estava com um “pequeno pressentimento” de que Robert se tornaria o primeiro papa dos EUA, o que teria o deixado ainda mais apreensivo.